São Martinho do Porto - Salir do Porto

Em tempo de verão, nada melhor do que o post sobre PRAIA!!
São Martinho do Porto, situa-se no distrito de Leiria, no concelho de Alcobaça, que aloja uma das praias mais bonitas do país devido á sua baía que que teve na sua origem a divisão de uma pequena ilha formada pela Serra da Pescaria e a Serra do Bouro. Esta simpática freguesia vive maioritariamente do seu porto e principalmente do turismo que esta baía atrai para a região. Sendo uma aposta reforçada nos últimos anos com as obras de melhoramento da baía e de todos os seus acessos, tornando-a um ponto de referência não só no Turismo da região Oeste como também um exemplo a segui a nível nacional!

Desta desta-se para além da sua maravilhosa baía anteriormente referia, também a Igreja Matriz e a Capela de Santo António, ambas referentes, lá está, ao padroeiro São Martinho!

 
Vista Panorâmica vista do Miradouro de Salir do Porto, onde se pode alcançar a praia fluvial de Salir, o Rio Tornada, a Baía de São Martinho assim como a sua freguesia.  
Acesso ao Miradouro de Salir do Porto
Salir do Porto, embora ser vizinho de São de Martinho do Porto, e quase não se notar a fronteira entre elas, (a não ser pelo rio Tornada que desagua na baía de São Martinho), pertence ao concelho das Caldas da Rainha. A sua população é maioritariamente sazonal, pois só quando o sol é mais quente que a freguesia se enche de cor e movimento, actualmente com mais motivos para sorrir, pois foram realizadas obras de reaquilificação da praia fluvial no rio Tornada, tornando assim um espaço muito simpático, onde recentemente foi inaugurada uma piscina oceânica.

Destacam-se de Salir, a sua famosa duna de mais de 50 metros, o seu miradouro com uma vista lindíssima não só sobre Salir, mas também sobre São Martinho e toda a região envolvente, e claro está a praia fluvial, que sinceramente está mesmo um lindo sitio não só para veranear, mas também para passear!

 
A renovada Praia Fluvial de Salir do Porto e o seu rio Tornada
Deve-se ter especial atenção ás pedras só aparecem na maré baixa!

Termino aconselhando ambas as praias para crianças, pois até certo ponto, e repito até certo ponto o nível da água permite alguma segurança, e para privilegiar os transportes amigos do ambiente, pode ir de comboio!