Mercado de Campo Ourique, Lisboa

Segundo a tradição Portuguesa, quase todas as cidades (ou bairros em cidades maiores como Lisboa) possuem um mercado diário onde a população local pode comprar os produtos mais frescos que existem, acabadinhos de ser colhidos da terra, ou pescados, etc. Contudo com a evolução, e com a consolidação dos supermercados no dia a dia dos portugueses, devido a preços mais atractivos, e ser mais cómodo e prático, fez com que este hábito dos portugueses caísse em desuso, e muitos foram os mercados diários que ficaram quase ao abandono, a maior parte deles com mau aspecto e poucos cuidados de higiene.
Contudo o Mercado do Campo de Ourique não quis ser mais um desses mercados e adoptou o conceito do famoso Mercado de San Miguel em Madrid, e transformou este Mercado em dois espaços distintos que funcionam lindamente.
Durante o dia bem cedo continua a ser um mercado diário com os produtos frescos e de alta qualidade que muitos restaurantes de qualidade optam para fornecedores.
A partir das 10h e até à 1h da manhã ( quinta a sábado) ou até às 23h (domingo a quarta), transforma-se num espaço gourmet, com 16 tascas variadas onde podemos saborear boa comida e conviver bastante.

Então como funciona ao certo?
Bem existem 16 tascas, cada um de um tipo (sushi, hamburgaria, petiscos, garrafaria, doces, etc), vamos a cada um das tascas adquirir o que pretendemos, exemplo, vamos à tasca dos petiscos (que só vende petiscos, e nada que possa fazer concorrência às vizinhas tascas) comprar um pica pau, e depois à tasca da garrafeira comprar um copo de vinho tinto para acompanhar (tasca que só vende vinhos e bebidas, nada que possa fazer concorrência às vizinhas tascas), e de seguida vamos para as mesas centrais onde podemos saborear as nossas escolhas no meio de uma agitação propensa a perdermos longos minutos à procura de mesa, mas que memso assim vale a pena.
Algumas noites, especialmente ao fim de semana, existem eventos culturais, como mostras de cinema, música ao vivo, entre outros.
Um conceito novo em Portugal que espero que se espalhe por outros mercados (e espalhou, ao Mercado da Ribeira Time Out, também em Lisboa, e agora ao de Algés)!
Agenda e novidades no Facebook Oficial