Sitio da Nazaré

O Sitio da Nazaré, é na verdade um bairro desta Vila, mas é conhecido acima de tudo pela sua lenda e religião, e também pela beleza local indiscriminável.
Nazaré (9)
Mas começando pela Lenda, esta conta que em Setembro de 1182 Fuas Roupinho caçava um veado que se dirigiu para o cimo da falésia que entretanto estava coberta por um súbito nevoeiro que nascia do mar, ao aperceber-se que estava quase a cair da falésia, Fuas Roupinho lembrou-se que naquele local existia uma gruta com uma imagem de Nossa Senhora, a quem rogou "Senhora, Salvai-me", e milagrosamente o cavalo parou, com as patas dianteiras já fora da falésia e com as traseiras gravadas na rocha. De seguida, Roupinho dirigiu-se à tal gruta, onde agradeceu o milagre, e de seguida mandou erguer uma pequena Capela que ainda hoje existe em modo de agradecimento.
Capela da Memória
Nazaré (7)Nazaré (8)

Uma grande aspecto religioso de Portugal que eu não tinha conhecimento, é que antes das aparições de Fátima em 1917, este bairro era o grande ponto de turismo religioso e de peregrinação do País.

Contudo actualmente também se pode visitar além desta capela, o Palácio Real e o Santuário de Nossa Senhora, onde se encontra a tal imagem referida na Lenda, sendo a que está na Capela da Memória uma réplica desta. e além do Farol e de ser uma das extremidades da pequena viagem do elevador da Nazaré, na minha opinião o grande ponto forte deste bairro é a vista privilegiada que possui não sobre sobre a Vila e a Praia da Nazaré a sul, mas também sobre o Oceano Atlântico principalmente junto ao Farol.
Nazaré (1)

Nazaré (2)
É uma zona que deve ser descoberta a pé, com alguns percursos perdestes que podem ser feitos também no Inverno, desde que se tomem as devidas precauções de segurança junto ao Mar.