Festa dos Tabuleiros 2011 - Tomar

De 4 em 4 anos, existe em Tomar (distrito de Santarém, Portugal), existe o tradicional Desfile dos Tabuleiros. A minha mãe tinha grande desejo de ver este desfile, e embora este ano ter sido transmitido em directo pela TV, não há nada como ver ao vivo! e então depois de algumas decisões entre o ir ou não ir, lá arrancar em direcção a Tomar, para viver esta tradição!

Desfile dos Tabuleiros - Tomar - 2011-07-10 (20)

Desfile dos Tabuleiros - Tomar - 2011-07-10 (11)
Pessoas? Mais que muitas. Carros? Bastantes. Organização? Boa! nota-se que a cidade aposta nestas festas, que cada vez trazem mais gente aquela cidade, pois estavam previstos cerca de 400 mil pessoas, e a preparação para esta já começou em Novembro. Sentimento que é completado com a participação da população local, que para além de realizar os próprios tabuleiros, ainda arranja tempo para enfeitar as suas casas e ruas, principalmente as do centro histórico por onde passa o desfile.
Desfile dos Tabuleiros - Tomar - 2011-07-10 (2) Desfile dos Tabuleiros - Tomar - 2011-07-10 (21)
Este desfile têm origem pagã que simboliza a época das colheitas, conquistando uma vertente religiosa na Idade Média, com a Rainha Santa Isabel. Neste desfile a rapariga traja de branco com uma faixa da cor dominante do tabuleiro que transporta, cor que o rapaz usa também na gravata e na cinta que enfeitam o fato de camisa branca e calça preta.
Desfile dos Tabuleiros - Tomar - 2011-07-10 (31)Desfile dos Tabuleiros - Tomar - 2011-07-10 (40)
Já o Tabuleiro, deve respeitar determinadas normas, como a altura do tabuleiro é a altura da rapariga que o vai transportar, têm que levar 30 pães e é sempre transportado pelas raparigas, embora o desfile ser aos pares, os rapazes só apoiam as raparigas que carregam os pesados, acreditem, mesmo pesados (em média 15kg), dando água, apoiando para compor o tabuleiro quando ele teima a fugir na cabeça, e principalmente quando o vento teima a tentar manda-lo ao chão.

Mais? agora só pelas fotos, ou então daqui a 4 anos!