"O Mundo segundo os Brasileiros"


Eu sou grande fan do programa que em Portugal passa na RTP 1 que se chama Portugueses pelo Mundo e é resumidamente um pequeno documentário de vários portugueses a viver no mundo, dedicando-se cada episódio a uma cidade. O que é maravilhoso porque leva-nos a viajar por esse mundo a fora sem sair do sofá e com guias portugueses que como se fossem nossos amigos nos levam aqueles sítios imperdíveis de conhecer, mas que nem sempre vêm nos guias turísticos. é também uma boa montra de potenciais destinos para quem pretende emigrar.

Pensava eu que este formato espectacular era português, mas não, parece que é espanhol, "Españoles en el mundo" e foi adaptado para vários países, entre eles o Brasil, onde acabei por descobrir um episódio dedicado a Lisboa, e é engraçado ver como os outros nos vêem.
Embora achar que não está tão bem realizado, nem tão bem produzido como a versão portuguesa, as duas versões são muito semelhantes e podemos ficar a ver Lisboa, Sintra e também as história de vida de brasileiros que decidiram por vários motivos vir para Portugal. Com participação especial de Anita Guerreiro!

Aconselho a quem não conhece Lisboa para ficar a conhecer um pouco, e aos fans portugueses do formato português pelo interessante que é estarmos no outro lado da viagem!

PS: O video está dividido em 6 partes no Youtube, à medida que termina uma parte podemos clicar no canto superior direito e passar para a parte seguinte.