Jardins Palácio Nacional de Queluz

Muitas vezes comparado ao Palácio de Versalhes (em menor dimensão), este palácio do séc XVIII situa-se em Queluz, concelho de Sintra, era a chamada casa de verão de D. Pedro de Bragança embora ser mais reconhecido historicamente pelo local onde a rainha D. Maria I se enclausurou aquando louca pela morte de D. Pedro.  Este é também um dos últimos grandes edifícios em estilo rococó erguidos na Europa.
Classificado como Monumento Nacional em 1910, o que sempre me despertou mais a curiosidade neste palácio, foi mesmo os seus jardins que rodeiam o palácio e pelas fotos que via (e comprovei) lhe davam um encanto especial.
Vários são os espaços que constituem este jardins, como o Jardim de Neptuno, Jardim de Malta, ou o seu espaço de estufas. Exista também a falcoaria, onde podemos ver espectáculos de aves de rapina, ou fora do horário dos espectáculos admira-las no seu jardim.
Estes espaços verdes estão sempre preenchidos e bem decorados com belas estátuas, donde se destacam as esculturas de John Cheere, lagos, cascatas e arbustos que nos fazem à vontade perder durante pelo menos meio dia a caminhar por estes jardins, descobrindo os seus cantos e recantos.
                
É também neste espaço que está sediada a Escola Portuguesa de Arte Equestre que "tem como missão conservar e promover o cavalo lusitano de ferro Alter-Real".
Infelizmente este espaço(como quase todos do concelho de Sintra) são explorados por uma empresa privada chamada Monte da Lua, o que faz com que não existam muitos descontos ou dias gratuitos como há com os monumentos públicos. Contudo existem packs de bilhetes que podem tornar a visita mais acessível.
Nem que seja uma vez na vida vale muito a pena conhecer estes jardins a 15 minutos de Lisboa, especialmente num dia bonito de sol e com uns sapatos confortáveis. 
PS: em 2015 serão aplicados 2,8 Milhões de euros para recuperar o Palácio de Queluz e seus jardins +Info