Piodão & Foz d'Égua

Há muito que sonhava conhecer a chamada "aldeia presépio". Perdida algures na Serra do Açor, esta aldeia é um segredo guardado pelo tempo, que embora já muito preparada para receber turistas,não perdeu a sua entidade, pelo menos por enquanto, e espero que não perca, tendo uma beleza inegavelmente.
Simultaneamente aldeia do xisto, e aldeia histórica portuguesa, está é uma opção 2 em 1 para quem quer conhecer um pouco mais do interior português! Os acessos não são fáceis, aconselha se carro, e ter sempre na memória que embora não parecer, as vias em que circulamos são de 2 sentidos, tendo por isso atenção a quem circula noutros sentidos.

Segundo conselho, levar roupa e calçado apropriado para explorar os caminho em xisto (possivelmente escorregadios) acidentados da aldeia, e os percursos perdeste que a circundam, devidamente marcados identificados. Contudo se tiver alguma dúvida pode consultar o posto de Turismo que se encontra bem assinalado à entrada da aldeia.

Aconselho especialmente o caminho que nos leva a Foz d'Égua, outra maravilha preciosa escondida e alcance só dos mais atrevidos, mas acreditem, vale mesmo a pena!! 
Terceiro conselho, se for numa época quente, não se esqueça de dar um mergulho por exemplo na praia fluvial, enquanto respira realmente ar puro natureza!
Um sítio único, que de facto tem um acesso mais complicado que o normal, mas que vale mesmo muito a pena, tanto de verão com os seus montes verdejantes, como de inverno com os seus montes pintados de branco, graças à neve que os cobre, tornando-a numa verdadeira aldeia presépio, como aquelas que vemos dentro dos globos de neve!!
Um sítio mágico, onde quero muito voltar!