Quinta das Lágrimas, Coimbra

Quando se pensa em romance os mais românticos pensam em histórias como Romeu e Julieta, Rainha Vitória e Príncipe Alberto ou até o Titanic. Em Portugal temos a nossa própria histórica tragédia de Amor. D. Pedro e D. Inês de Castro, Resumidamente D. Pedro, o herdeiro da Coroa portuguesa casou num casamento arranjado com a espanhola Constança Manuel que trouxe consigo para Portugal a sua aia Inês de Castro, por quem, segundo a lenda, D. Pedro se apaixonou loucamente e manteve uma relação desaprovada pelo Rei de Portugal, pai de D. Pedro, D. Afonso IV que exilou D. Inês no convento de Santa Clara em Coimbra, contudo a história de amor continua às escondidas, e com a morte de Constança durante o nascimento do seu terceiro filho, D. Pedro ficou viúvo e quis assumir a sua relação com Inês o que devido à sua família poderia ser o inicio de uma guerra entre Portugal e Castela, assim sendo decidiu dar ordens para matar Inês de Castro, que foi assassinada junto a uma fonte na Quinta das Lágrimas.

O palco desta trágica história de amor é a Quinta das Lágrimas, Lágrimas que Inês chorou momentos antes da sua morte, e D. Pedro pela perda da sua amada e que dai nasceu a Fonte dos Amores. Existe também outra lenda, relacionada com a Fonte das Lágrimas e com o seu fundo avermelhado que segundo a lenda é o sangue de Inês de Castro morta naquele local, e que ainda hoje se encontra presente, todos estes anos depois.. A verdade é que já vários cientistas estudaram estes estranhos fungos vermelhos e ninguém consegue perceber porque só existem naquele local.

Concluindo a história de amor, quando D. Pedro sobe da morte da amada, declarou guerra ao pai, mas quando a morte deste, D. Pedro subiu ao trono de Portugal e começou por mandar executar os assassinos das sua amada, e dois anos mais tarde, mandou desenterrar Inês de Castro, sentou no trono, e coroa Rainha de Portugal. Mais tarde mandou construir um tumulo para si e outro para Inês de Castro, lado a lado no Mosteiro de Alcobaça. (Link Mosteiro de Alcobaça).

Hoje a Quinta é um hotel, http://www.quintadaslagrimas.pt/, mas também funciona como local de interesse, por isso pode visitar os seus lindíssimos jardins que valem também pela sua variedade botânica.