Buçaco

Eu adoro contacto com a natureza, e tenho a sorte de viver num país super rico e variado nesta temática que merecem mesmo mesmo serem descobertos. O Buçaco é sem dúvida alguma um destes locais, que muitas vezes acaba por não ser descoberto por não estar perto de Lisboa ou Porto, mas se calhar por isso mesmo, se mantém ainda tão puro e belo!
Foi quando doada à Ordem dos Carmelitas Descalços pelo Bispo de Coimbra, que a Mata do Buçaco começou a ganhar importância, com a construção do Convento e com a obrigação dos monges de plantar árvores. Tanta importância, que dois papas decretaram bulas de excomunhão para quem destruísse as suas árvores e apanhasse a sua madeira, e para todas as mulheres que entrassem na mata (sem comentários esta segunda..)

De facto, este é dos lugares verdes mais bonitos que vi na vida, pode visitar de carro, mas o que aconselho mesmo é a calçar uns sapatos confortáveis (e que não sejam escorregadios) e “perder” pelo menos meio dia a percorrer uma das trilhas pré marcadas pela Fundação do Buçado, que podem ser guiadas, e por isso pagas, ou autodidactas. Para estas ultimas, aconselho a consulta do mapa antes de iniciar o percurso. 

Pode escolher este os seguintes Trilhos:

  • Floresta Reliquia o caminho mais natural;
  • Via Sacra o religioso;
  • Militar marcado pela Batalha do Buçaco nas Invasões Francesas a Portugal;
  • Água, que foi o trilho que eu segui, o que me chamou mais à atenção e achei mais bonito, e que nos leva a conhecer as origens da água Luso, com grande destaque para a Fonte Fria, um local que parece retirado dos contos da Disney, tal como o Vale dos Fetos


A cereja no topo do bolo, vai ser o Palácio e Convento dos Carmelitas (agora transformado em Hotel), que sendo inspirado na Torre de Belém como se reconhece facilmente, é um edifício lindíssimo, mais uma vez, retirado de um conto de fadas, deixando-nos a sonhar com a possibilidade de nunca mais ter de sair de um local tão bonito como este.
Atenção que embora ser um local extremamente bem equipado, não deixa de ser uma Mata com locais muito isolados, sendo por isso necessário ter alguns cuidados, sapatos e roupas confortáveis, e os contactos de emergência à mão, não aconteça algum acidente.

Para mais info, consulte a Fundação Mata do Buçaco: http://www.fmb.pt/index.php/pt/