Alcácer do Sal

Situada no Distrito de Setúbal na região do Alentejo, Alcácer do Sal é uma das mais antigas cidades da Europa, fundada antes de 1000 a.C. pelos fenicios. Assim como as vizinhas e também fenícias Lisboa e Setúbal, fornecia sal, peixe salgado, cavalos para exportação e alimentos para os barcos que comerciavam estanho com a Cornualha.



Durante o domínio árabe foi capital da província de Al-Kassr. D. Afonso Henriques conquistou-a em 1158. Reconquistada pelos mouros, só no reinado de D. Afonso II, e com o auxílio de uma frota de cruzados, a cidade foi definitivamente conquistada, tornando-se cabeça da Ordem de Santiago.


Já por varias vezes me enamorei pelo Sol radiante desta cidade banhada pelo Rio Sado, onde nas margens se pode encontrar restaurantes e algumas lojas típicas que nos fazem querer ficar para passar longas horas a caminhar a pé pelas ruas cheias de história e boa gente para conhecer, ora não fosse no Alentejo. Um monumento sempre presente na nossa área de visão é o Castelo de uma arquitectura militar islâmica.


Contudo têm sido uma cidade com algum potencial de crescimento que se têm tornado mais visível nos últimos anos. Numa região marcada pela produção de arroz, poderemos ficar fascinados com as longas planícies que estes ocupam bem encosta à cidade.Quem gostar de arquitectura, para alem do castelo, também poderá deliciar-se com as pontes e a arquitectura típica de uma cidade com muita história onde estão presentes variados estilos.


e Boa Viajem!!! =)