Ser Turista na própria Cidade - Parte I

Primeiro post já sobre sítios a visitar, sobre o que poderia escrever?!
Bem, nem era eu mesma senão começa-se por falar da minha própria cidade, com todos os seus defeitos e qualidades, é a minha própria cidade da qual me orgulho bastante de pertencer! Assim, começando por falar de Rio Maior, uma pacata cidade situada no distrito de Santarém, achei por bem referir-me a dos elementos turísticos mais importantes desta cidade, as Salinas Naturais de Rio Maior, desde 1177.

Situam-se a norte do concelho, integra-se na área protegida do Parque Natural das Serras D'Aire e Candeeiros, e são únicas no país e são fruto de uma maravilha da natureza. A água salgada provém de uma extensa e profunda mina de sal-gema, que é atravessada por uma corrente subterrânea de água doce, que se torna depois salgada. Trata-se de sal puro (97,94% de cloreto de sódio), que é recolhido nos talhos pelos marinheiros (designação dada aos salineiros). O poço tem 9 metros de profundidade e 3,75 de diâmetro e a distribuição da água pelos talhos obedece a regras consuetudinárias de origem ancestral.
Para além das maravilhosas pirâmides de sal que se formam no verão, podemos assistir ao longo de todo o ano as típicas casas de madeira onde podemos conhecer artesanato local apreciar também alguma da gastronomia típica e não só da região.

Um Excelente local para se passear se o desejar-mos um local típico que junte historia a tradições, em família ou entre amigos, pode-se apreciar a vista de uma das esplanadas e namorar enquanto se aprecia a beleza natural não só das salinas como também da Serra D'Aire e Candeeiros.

Podes ver mais fotos em http://fotos.sapo.pt/tania25 ou saber mais sobre as Salinas, ou Marinhas do Sal em http://www.cm-riomaior.pt/conhecer-rio-maior/turismohttps://www.facebook.com/turismo.maior e Boa Viagem!! =)
Visita Virtual

NOVIDADE:
http://turismoriomaior.blogspot.com Aqui está um Blog recentemente criado, uma excelente ideia, ao qual dou os parabéns!! A Visitar!!