Aldeia da Palhota
Tendo encontrado o Tejo que nessa época era um «jardim de peixe» trocaram a pesca no mar pela do rio, primeiro sazonalmente, depois cá foram ficando com as famílias, vivendo nos barcos, rio abaixo rio acima. E por isso lhes chamaram avieiros, os «ciganos do rio». Por muito tempo viveram e trabalharam dentro dos barcos. O quarto era à proa, a cozinha ao meio e a oficina da pesca à ré. Mas com o passar dos anos, os donos das terras da Borda d’Água autorizaram-nos a estabelecer-se nas margens do Tejo, onde começaram a construir as primeiras barracas de madeira em cima de estacas e cobertas com palhas ou caniços. As estacas que já usavam nas dunas junto ao mar e que impediam que a areia lhes entrasse em casa, eram agora a salvação contra as cheias do rio." in site oficial Palhota Viva
e foi assim que nasceram muitas das aldeias sediadas à Beira-Tejo, que com o tempo foram deixadas, pela obrigação de procurar um novo sustento fora da Praia Lusitana, deixando-as quase desertas. Contudo, a força da raiz foi mais forte e alguns deles voltam ás suas origem, não querem deixar as suas aldeias serem levadas pelo esquecimento como uma onda que passa no mar. Então a Câmara Municipal do Cartaxo, juntamente com a pouca população local, têm procurado desenvolver desde 2008 projectos de dinamização de uma destas aldeias, a Aldeia da Palhota!
Um local maravilhoso, lindíssimo, e muito tranquilizantes, ideal para relaxar e apreciar o Tejo de fora do meio urbano. As suas casas típicas feitas de estacas também são sem dúvida alguma um elemento típico e bastante engraçadas de se visitar, tal como os passeios de barco pelo Tejo.
Situada entre Lisboa e Santarém, mais propriamente no concelho do Cartaxo, freguesia de Valada, a Aldeia da Palhota é sem dúvida alguma, um local a visitar, bastante perto de todos, e que vai valer a pena numa escapadinha tranquilizante principalmente nestes dias de sol que se esperam que tenham vindo para ficar!
PS: Ver Post sobre as Aldeias Avieiras -> http://umolharviajante.blogspot.com/2011/06/aldeias-avieiras.html
PS: Ver Post sobre as Aldeias Avieiras -> http://umolharviajante.blogspot.com/2011/06/aldeias-avieiras.html