Sintra - Quinta da Regaleira

Foi com enorme curiosidade sobre o que iríamos ver que chegamos aos portões da Quinta da Regaleira, em Sintra. As primeiras fotografias podem ser tiradas, mesmo antes da bilheteira, de onde se pode apreciar a lindíssima fachada do Palácio da Regaleira que dá nome à Quinta que é datada desde 1697 embora inicialmente se chamar Quinta da Torre, contudo ao longo do tempo, com contínuas vendas da propriedade e de terrenos a ela anexos chega-se a 1997 quando a Câmara Municipal de Sintra adquire a propriedade já depois de António Augusto de Carvalho Monteiro juntamente com o arquitecto italiano Luigi Manini terem construído inúmeros edifícios dignos de visita.

Destes variados edifícios ricos em arquitectura e história, pessoalmente destaco o Palácio da Regaleira que era a residência de verão da família de Carvalho Monteiro concebida num estilo neomanuelina, de onde destaco o Terraço Panorâmico, a Torrinha, e a Biblioteca, pelos espelhos presentes no chão.

Outros edifício que se têm que sem dúvida alguma visitar são a Capela também neomanuelina, nesta capela destaco a sua arquitectura e história, a lindíssima fonte à direita da entrada principal, e o misterioso Túnel que me ia passando despercebido mas que no fim acaba por ter histórias inesquecíveis para contar.


Como queríamos estar à nossa vontade e poupar uns trocos optamos pela visita auto guiada, assim, o nosso trajecto ia sendo decidido à medida que percorríamos a quinta orientados por um panfleto informativo que nos dirigiu para os Famosos Poços da Regaleira, passando anteriormente pela bela Torre da Regaleira, a Estufa dedicada à Botânica e a tentativa frustrada de ver as Cocheiras e alguns jardins relativamente perto que estavam indisponíveis por motivos de melhoramentos.


E lá chegamos nós a outro dos pontos altos da Quinta, o Poço Iniciático que é nada mais nada menos que uma torre invertida de 27 metros que dá acesso a um conjunto de túneis que percorrem quase toda (pelo menos os permitidos a visita) a Quinta debaixo de terra. Este poço para além de uma obra realmente única, é um rápido e diferente acesso por exemplo ao outro Poço da Regaleira, o Poço Imperfeito, semelhante ao interior mas com dimensões mais reduzidas, ou ao espectacular Lago da Cascata, onde para além da beleza natural ainda se pode visitar a casa da lenda do cão de 3 cabeças.


Muito mais há para Visitar nesta quinta, como as várias Grutas, as fontes, e mais que não seja a beleza natural, ou não fosse esta Quinta em Sintra por isso, aconselho calçado e vestuário prático e bateria nas máquinas fotográficas (confirmem bem ao sair da casa, não façam como eu…) e se puderem uma pequena lanterna para se conseguir explorar alguns dos caminhos subterrâneos, e olhe depois divirta-se, porque eu sem dúvida que voltava a visitar!

Saber mais em: http://www.regaleira.pt/