Alcobaça

tania25
tania25
Há a velha máxima, de que "Quem passa por Alcobaça, não passa sem lá voltar!". Pois foi numa agradável tarde que decidi ir beber um café sem destino, e acabei numa esplanada de Alcobaça em frente ao seu belo Mosteiro, e como não era primeira vez que visitei Alcobaça, se calhar o ditado é mesmo verdade!

Alcobaça situa-se no distrito de Leiria e diz a tradição que o seu nome vem dos seus 2 rios, o Alcoa e Baça. Do seu concelho destaca-se, por exemplo, a vila de Aljubarrota , e as praias de São Martinho do Porto e da Nazaré. Mas embora ser rica em cultura e história, a imagem de marca de Alcobaça é sem dúvida o seu Mosteiro.

O plano do mosteiro é:
1. Igreja;
2. Sacristia medieval;
3. Sala do Capítulo;
4. Parlatório;
5. Escada de acesso ao dormitório;
6. Sala dos Monges;
7. Cozinha;
8. Refeitório;
9. Lavabo;
10. Claustro de D. Dinis;
11. Claustro de D. Afonso VI;
12. Sala das Conclusões;
13. Sala dos Reis;
14. Ala sul;
15. Panteão Real;
16. Capela Senhor Passos;
17. Sacristia;
18. Capela Senhora do Desterro;
19. Claustro do Cardeal;
20. Claustro do Rachadoiro;
21. Biblioteca
Mosteiro de Santa Maria de Alcobaça, foi a primeira obra plenamente gótica erguida em solo português, e em 2007 foi nomeando uma das 7 maravilhas de Portugal.
Este Mosteiro é conhecido pela sua Fachada Barroca que se pode apreciar nas imagens, e por possuir no seu interior vários túmulos reais, sendo os mais conhecidos, o de Dom Pedro e de Dona Inês, os protagonistas de umas das histórias de amor que mais corações têm encantado em Portugal desde sempre.

tania25

tania25
De autoria desconhecida, este 2 túmulos de escultura gótica com representações da história de Portugal, foram construídos quando D. Pedro I subiu ao trono com o intuito de lá ser posteriormente enterrado com o seu grande amor, D. Inês, que tinha sido assassinada pelo D . Afonso IV, pai de D. Pedro.

Para românticos, apreciadores de história e não só, pesquisem sobre esta história de amor, e depois visitem este mosteiro que não se vão arrepender! Ah Aproveitem e experimentem a doçaria tradicional, que neste caso me esqueci de tirar foto de quando o estava a provar… Mas acreditem que é boa! :)

E Boa Viagem :)