Almeirim - Capital da Sopa da Pedra

Sem dúvida nenhuma que quem conhece Almeirim, conhece pela sua tradicional sopa da pedra, e é esta mesma o seu postal gastronómico para o resto do país. É que a tal dita Sopa da Pedra leva mesmo uma pedra! Reza a lenda que um frade que estava em peregrinação que orgulhoso demais para pedir comida, bateu à porta de um casal e pediu uma panela para fazer uma sopa com uma pedra, o casal admirado com tal coisa, deixou-o entrar na sua cozinha para ver esse feito. O Frade, começou por pôr a pedra na panela somente com água, mas rapidamente perguntou senão lhe poderiam dar alguns temperos como toucinho ou chouriço, passado algum tempo perguntou se poderiam ceder-lhe batatas ou cenouras para engrossar o caldo, e assim, ingrediente a ingrediente fez a tal sopa da pedra, que no fim, a tal pedra, foi lavada e guardada para a sopa da pedra seguinte!

tania25tania25

Muitos são os restaurantes em Almeirim que vivem da gastronomia, pois para além da sua tradicional Sopa da Pedra, Almeirim também é conhecido pelo seu saboroso melão, os seus enchidos (um dos principais ingredientes da Sopa da Pedra)ou as suas Caralhotas...

Sim, isso mesmo, Caralhotas, são nada mais nada menos que as típicas bifanas portuguesas, que já por si são tão boas, mas com uns segredos especiais que vos garanto que valem a pena experimentar. Digo-vos que eu adoro uma boa Bifana, e portanto quando passei por Almeirim num destes dias, não resisti em ir comer mais uma das Caralhotas tão tradicionais, e que podem espreitar pelas fotos. 


tania25tania25

Se têm bom aspecto assim, acreditem que quanto estão na boca ainda sabem melhor.. ahahah. Estas podem ser encontradas em muitas das ruas de Almeirim, mas desta vez experimentei as de uma casa junto à Praça de Touros de Almeirim, que se chama a "Casa das Caralhotas" e recomendo, porque são realmente muitos boas, e o atendimento foi impecável e muito simpático!

Por isso, quando tiver oportunidade, passe por Almeirim e prove a sua gastronomia, ou a tradicional Sopa da Pedra, ou uma Caralhota que vai querer voltar e repetir!