Mosteiro da Batalha

Eu adoroooo poupar uns trocos, por isso, quando com um grupo de amigos navegávamos por este mundo que é a internet e descobrimos que o Mosteiro da Batalha possuí entrada gratuita até às 14h nos feriados e domingos, não houve outra opção, tivemos que levantar cedinho no feriado que se aproximava e remar até à Batalha para explorar este Mosteiro que afinal, é um dos monumentos mais importantes do nosso país.

Mosteiro da Batalha Mosteiro da Batalha

Este caso, é mesmo um daqueles típicos de destinos que estão mesmo ao virar da esquina, e por um motivo ou outro, ainda não tínhamos ir visitar, embora a passagem pelo seu exterior ser até regular, o seu interior estava um pouco por descobrir (no meu caso, já tinha visitado, mas enquanto criança, por isso não tinha grandes lembranças a não ser de uma ou outra fotografia minha encostada a uma parede de pedra que nada me dizia, vestida ainda com vestidinhos de criança).

Este Mosteiro nasceu em modo de agradecimento por um Rei de Portugal, na altura D. João I, pela vitória alcançada pelos portugueses contra os espanhóis na famosa batalha de Aljubarrota, dai o seu nome oficial, Mosteiro de Santa Maria da Vitória. Este demorou cerca de 2 séculos a ser construído, passando assim por vários reinados e Reis, que foram influenciando a sua arquitectura mas sem dúvida que o principal estilo é o Gótico, sendo este o mais importante monumento gótico de Portugal. Neste encontram-se também sepultados os restos mortais de muitos indivíduos relevantes na História de Portugal
Mosteiro da Batalha.
Mosteiro da Batalha
No seu interior podemos encontrar desde capelas, jardins, lojas de lembranças, e uma agradável salinha onde se pode visualizar um vídeo em que em poucos minutos se apreende muito sobre o mosteiro e a sua história sem pagar mais nada por isso.

A verdade, é que oficialmente o Mosteiro nunca foi terminado, notando-se substancialmente esse facto nas capelas inacabadas, que embora inacabadas possuem um detalhe que faz os mais aficionados por fotografia disparar em todas as direcções e os mais apaixonados por arte ficar de boca aberta.
Mosteiro da Batalha
Mosteiro da Batalha

Para saber mais, visitem mesmo o local que vale a pena, podem aproveitar e explorar outros locais na região como o centro de interpretação da Batalha de
Aljubarrota, a própria Aljubarrota, Vila de Óbidos, Castelo de Porto-Mós ou Leiria, entre outros.