Nazaré

Uma das praias mais conhecidas e reconhecidas do País, é sem dúvida alguma a Nazaré, e desengane-se que é só em  tempo de praia e sol que esta vila no distrito de Leiria é escolha de muitos turistas.

Nazaré (12)

Desta vila, a praia mais reconhecida, é mesmo a da Nazaré, que têm como símbolos as mulheres de 7 saias que se encontram pela calçada à beira do areal, a tratar do peixe que seca ao sol que depois comercializam sem qualquer outro tratamento. Esta mulheres de 7 saias começaram por ser as mulheres dos pescadores, que usavam este pequeno comercio para fazer entrar mais algum dinheiro em casa ao fim do mês, mas que actualmente já "diversificaram" o seu negócio para a área do turismo, principalmente para o aluguer de alojamento a turistas. Se tiver oportunidade fale com estas senhoras, que embora para os mais assustados possam parecer demasiado intrometidas, na verdade são pessoas espectaculares, e super divertidas com quem vai passar bons momentos. Aproveite e aprecie bem as suas 7 saias, que são mesmo 7 saias, e toda a joalharia que normalmente também ostentam.
Nazaré (4)
Mas a Nazaré têm muito mais para ver, e muito mais para agarrar turistas, além do seu areal, e das suas nazarenas, a própria calçada à beira-mar vale uma visita quer seja verão ou inverno, e a suas gastronomia rica em peixe como qualquer destino portuário também não vão fazer arrepender os fãs, a isto se junta as actividades que esta promove ao longo do ano, sendo as mais conhecidas as suas festas em Setembro, e as suas animadas passagens de ano, que levam até ela muita gente para ver o seu fogo de artificio desde o areal, enquanto a contagem decrescente é projectada "contra" o Sítio.
Nazaré (6)
Pois o Sítio é um local que merece um post só para ele pela sua lenda e história, mas posso opinar que a Nazaré merece sempre uma visita, quer goste muito de praia ou não. Eu pessoalmente não gosto muito da Nazaré para fazer praia, mas gosto bastante para passear, contudo conheço muitas pessoas que adoram, é mesmo uma questão de gosto. Vale a pena visitar também pela animação nocturna, que enche a vila de animação.