Cascais

A Vila que mais quer ser a Vila de Portugal é sem dúvida Cascais. Embora já ter atingido níveis populacionais entre outros critérios suficientes para subir a cidade, Cascais quer ser eternamente Vila, e assim recusa-se a essa "promoção".

Pertencente a Lisboa, esta vila inicialmente piscatória, foi no seu passado, e ainda muito hoje, conhecida como a terra das "tias do jet set nacional", é actualmente um grande ponto de turismo principalmente para os praticantes de alguns desportos náuticos como por exemplo a vela.

Visitei muito só de passagem, e já sem bateria na máquina, dai a falta de fotos deste post, mas aconselho uma visita com precaução à boca do Inferno, que é um local onde a ondulação marítima a bater nas arribas produz um som de tal forma estrondoso que de facto parece que nos estamos a aproximar de algo mau. Alguns cuidados devem ser tidos porque muitos já foram os acidentes que ocorreram aos curiosos que quiserem aproximar-se demais.

visitando Cascais em si, considero obrigatório do pouco que visitei, fazer a pé o caminho entre a marina de Cascais, e quase o Estoril, onde grande parte do caminho se faz à beira-mar num passeio lindíssimo tanto de verão como de inverno (tendo as suas precauções de segurança claro).

Aproveite e almoce ou jante num dos bares que se situam mesmo no areal, em que até se pode encontrar uma refeição agradável por preços mais acessíveis do que esperava, e assim se pode apreciar uma boa refeição com uma paisagem maravilhosa.