Castelo Branco


Portugal têm cantos e recantos lindíssimos, e muitas vezes mesmo sem ser em férias podemos ir passear e conhecer melhor o nosso pais indo a locais mesmo ao nosso lado e descobri-los como se estivéssemos novamente na época dos descobrimentos. Pois Castelo Branco é um excelente destino para um par de dias se ficar a conhecer os principais atributos e ainda descansar um pouco. 

Então o que destaco para ver e fazer por Castelo Branco:
  • Castelo: (imagem) que dá nome à cidade foi uma peça importante na defesa portuguesa aquando as invasões castelhanas, contudo o que destaco mesmo do castelo é a vista que sobre a cidade e sobre as serras que a circundam que transformam o horizonte num local especial e que merece ser observado.

  • Jardim Paço Episcopal: O Jardim do Paço Episcopal de Castelo Branco situa-se em frente ao Parque da Cidade de Castelo Branco e chama a atenção pela sua beleza. A conjunção dos arbustos e desenhos que estes formam com as estátuas presentes (santos, apóstolos, leões...) valem a pena a visita. o único contra?! a entrada é paga

  • Centro Histórico: Castelo Branco é uma cidade como tantas outras portuguesas em que o seu centro histórico deve ser descoberto a pé. Vamos dar por nós em ruas e ruelas cada uma mais bonita que a outra, encontrar uma zona repleta de história de tradição.

  • Docas: Espaço moderno e jovem onde se encontram alguns dos bares da cidade. Acessível, este é sem dúvida um ponto a passar se pernoitar em Castelo Branco

  • Parque da Cidade: Este Jardim foi sem dúvida um dos locais que mais gostei de conhecer em Castelo Branco! Este Parque/Jardim nota-se que é muito cuidado e estimado pela população porque se encontra em muito bom estado. Composto por várias fontes e lagos, muitos espaços verdes,parques infantis, café, wc, este espaço amplo têm vista para o Castelo, envolto numa das partes históricas da cidade, é um lugar que considero obrigatório.
Resumindo, Castelo Branco é um dos destinos que recomendo em Portugal para aquela típica "fuga" da rotina. Também é um excelente local para encaixar numa visita mais prolongada a locais mais turísticos da zona como por exemplo a Serra da Estrela. Mas não podia deixar de reclamar o preço da portagem que lhe dá acesso, a A23. Embora haver opção por estradas nacionais e ser uma alternativa até muito bonita, a verdade é que deixa esta viagem muito mais cara, porque ou se paga uma portagem super exagerada, ou se gasta muito mais tempo e combustível.