Arrábida a Património Mundial

"A Arrábida constitui uma viagem pelo tempo e pelo espaço, testemunho vivo dos grandes estádios da História da Terra, das transformações geológicas aos processos simbióticos de humanização.

A Arrábida é um sitio natural de valor excepcional e único pela sua beleza, mas também um importante testemunho de processos geológicos ilustrativos da história da vida na Terra.

A individualidade geográfica da Arrábdia e o seu relativo isolamento conferiram a este lugar a dupla dimensão de um local de reflexão mística e de defesa do território, de exercício simultâneo da espiritualidade e de afirmação do poder militar. Ao longo do tempo, a Arrábida tem-se afirmado como um lugar de sobreposição de crenças e lendas, de religiosidade e de tradições vivas.

A qualidade paisagística da cordilheira da Arrábida resulta da beleza excepcional que lhe é conferida pelo carácter único de um mosaico de paisagens, onde são especialmente marcantes o contraste entre a serra e o mar, a justaposição de escarpas rochosas e água cristalina, de encostas impressivas e praias acolhedoras, a combinação de matas ensas e vales repousantes, o impacto da morfologia visível e a surpresa de grutas por explorar. A luz do Mediterrâneo, face ao Atlântico, assume aqui um limpidez e um brilho que realam os contrastes cromáticos da paisagem arrabidense.

(...)
Este é realmente um sítio mágico, único. Um lugar de contrastes, de mar e terra, de céu e de serra, de obras conjugadas do Homem e da Natureza que urge preservar, proteger e conhecer.
Um Património que deve ficar para a Humanidade!"

Setúbal, Portugal
Site da Candidatura Oficial