Museu do Oriente, Lisboa

O fascínio dos portugueses pelo Oriente e principalmente pelas suas especiarias já vêem do tempo dos descobrimentos onde os "malucos" dos nossos antepassados se colocaram praticamente numa casca de noz e deram a volta ao mundo, enfrentado grandes tormentas para tentar chegar à Índia, a porta de entrada marítima do Oriente. Desde dai que a ligação entre Portugal e esta parte do mundo é muito forte, com uma presença portuguesa muito marcante, principalmente em Macau, território que foi até à uns anos atrás território português.
Assim com a criação da Fundação do Oriente (1988), que pretende continuar a construir vínculos entre o Ocidente e Oriente, a ideia de criar um Museu do Oriente (2008), veio dar a conhecer melhor o Oriente tal como as nossa presença a partir de exposições e demonstrações de cultura.

O edifício do Museu situa-se em Alcântara, muito acessível a partir de comboio (trem), ou de eléctrico. Vizinho da Ponte 25 de Abril, este edifício divide-se me vários pisos, sendo os superiores de restaurante, que não pude visitar por estar ocupado com a realização de um evento, um auditório, e escritórios. Todos os outros estão divididos em vários espaços que são preenchidos por exposições, umas mais temporárias que outras e que podemos consultar sempre na Agenda do Museu.
Das exposições patentes no momento em que visitei destaco as "Sombras da Ásia", que nos leva numa viagem a este espectacular espectáculo oriental, este teatro, mas em que as personagens são desenhos projectados num pano que os bailarinos se encarregam de animar ao som de música tocada ao vivo com instrumentos típicos asiáticos.

Além das exposições este museu promove actividades e cursos, para todos os tamanhos e idades, sendo um espaço de visita obrigatória para quem é fascinado pelo Oriente. Um espaço sempre regado de eventos e pontos culturais de interesse, onde se pode ver um espectáculo de dança, ou apreender cozinha japonesa. Um espaço para quem sabe tudo sobre o Oriente, mas também para quem quer apreender mais. Um espaço que merece uma visita.