Mata de Albergaria, Gerês

O bosque da Mata de Albergaria situado em pleno Parque Nacional da Peneda Gerês é dos bosques mais importantes deste parque devido à sua fauna e flora única de onde se destaca um carvalhal secular, mas também por vestígios romanos, como ruínas de pontes que se conservaram no tempo graças à pouca presença humana por estes bosques.
Contudo este bosque é atravessado por uma das principais vias de ligação de Portugal a Espanha desta região. Assim para se puder controlar o impacto que o humano poderia deixar ao atravessar esta via, para fazer este caminho de carro é necessário pagar uma pequena taxa (1.4€) que nos prometem ser aplicada conservação desta Mata maravilhosa preenchida de vales, cascatas, arvores fantásticas que nos fazem sentir um mundo à parte da fantasia. Percorrer este caminho de carro (não se pode parar nas bermas, nem circular a mais de 40km/h), foi das actividades que mais gostei de fazer no Gerês! Este caminho é mesmo maravilhoso, e mesmo pagando a taxa recomendo vivamente!
Mas admito que sabe a pouco fazer este caminho de carro, quem quiser apreciar mesmo a beleza total desta Mata, opte por fazer um dos circuitos pedestres que percorrem esta mata e nos levam a descobrir os seus segredos. Para planear essas caminhadas, aconselho que peçam informações no Posto de Turismo na Vila do Gerês.