Bom Jesus de Braga

O grande símbolo de Braga para mim é sem dúvida alguma o Bom Jesus de Braga. Situado no Parque com o mesmo nome, este Santuário e toda a sua envolvente é um dos pontos obrigatórios para visitar no Norte de Portugal.

Por se situar num Monte com uma vista privilegiada sobre a cidade de Braga, para chegar à sua bela igreja podemos optar por 3 hipóteses. Ou de carro (ou autocarro), percorrendo uma estrada que alternativa, a partir da sua enorme escadaria, famosa pela sua quantidade de degraus que formam um belo ziguezague e um desnível de cerca de 116 metros e 3 níveis, cada um com uma designação (Escadório do Pórtico, Escadório dos Cinco Sentidos e Escadório das Três Virtudes) sendo um belo passeio “pedestre” onde à medida que percorremos esta escadaria podemos ir apreciando vagamente a paisagem, e também a própria arquitectura que a embeleza.
Ou a partir do seu, também, famoso Elevador que inaugurado em 1882 foi o primeiro funicular em funcionamento na península Ibérica e é actualmente o MAIS ANTIGO NO MUNDO a funcionar com o sistema de contrapeso de água, conseguindo o honroso estatuto de não ter registado qualquer tipo de acidente. Esta viagem que varia entre os 2 a 4 minutos, é uma boa alternativa para os preguiçosos, mas também para quem quer experienciar uma viagem em algo histórico.
Sendo enquadrado num parque, este espaço está em contacto directo com a natureza, tendo em seu redor belos jardins e parques, onde podemos apreciar cascatas e lagos e estar em espírito com o ar puro e com a natureza.

São mais do que motivos para ir visitar o Bom Jesus de Braga. Outro local de visita obrigatória no Norte de Portugal.
http://www.estanciadobomjesus.com/