Parque Marechal Carmona, Cascais


Cascais desde que conheci tornou-se num dos locais de Portugal que mais gosto de visitar. Por todo o país corre a piada "tias de Cascais", então a minha ideia pré-feita de Cascais sempre foi algo muito "sério" e sem grande interesse. Depois fui mesmo a Cascais e vi como estava enganada, vi como tão perto de Lisboa se pode ver uma vila belíssima, com tudo de bom que uma grande cidade têm, mas também com muitas coisas que me faz parecer ser um belo local para viver!

O turismo em Cascais já eu conhecia e recomendava! a sua baía vale a pena só por si, a viagem até lá vindo de Lisboa pela Marginal também não é uma experiência de deitar fora, as festas de Cascais, a quantidade enorme de actividades promovidas com empenho pela autarquia fizeram-me acreditar que este é um excelente destino turístico, mas a verdade é que Cascais é mais que Turismo, é também qualidade de vida para os seus habitantes, e prova disso é a maneira como o seu interior e não só a parte costeira está bem cuidado.

O Parque Marechal Carmona é um desses exemplos em como Cascais (parece-me!) cuida dos seus habitantes. Este jardim público que é a junção de dois outros e que mostram que até em jardins públicos Cascais pode ser diferente. Todos os sábados é palco de uma feira biológica que dá mais uma desculpa para preencher os seus extensos relvados de habitantes que aproveitam este jardim especialmente para actividades como desporto, a partir dos seus circuitos de manutenção, brincar com as suas crianças, no parque infantil, trabalhar a mente, a partir das bibliotecas, ou simples momentos de lazer na sua esplanada enquanto se observa a enorme quantidade de animais que também por ali passeiam.

Quanto aos animais, a grande atracção que desperta o interesse de miúdos e graúdos é mesmo os fantásticos pavões que já estão tão habituados à presença humana que nem se importam com a quantidade de flash que os mais entusiastas por fotografia disparam na sua direcção.
O parque é um parque como o que existe em todas as cidades, mas é mais que isso, têm um brilho especial que o faz merecer uma visita, mesmo se for rápida como a minha. Segundo a população local, também é um excelente local para namorar, e onde muitos locais começaram a sua história de amor, por isso a pares, família, sozinho ou grupo de amigos, dê lá um pulinho que vale a pena. Fica mesmo ao lado da Casa das Histórias Paula Rego.
Site Oficial