Parque do Retiro, Madrid - Espanha

Madrid é uma cidade muito grande e urbana, mas também possui vários espaços verdes em seu redor onde os madrilenos podem estar em contacto com a natureza. Muitos são os parques, enormes e com muita coisa para ver como o Casa de Campo com o seu teleférico e Zoo, Parque D. Carlos I, entre outros. Contudo o mais central da cidade e um dos pontos que mais queria conhecer, e que tinha mais expectativas em Madrid era mesmo o Parque do Retino.
Muito central, mesmo atrás do Museu do Padro, é enorme e de facto é preciso muitas horas para o conhecer bem. Possui várias entradas, sendo a mais conhecida possivelmente a Puerta de Alcalá. Sempre com eventos culturais, músicos e animadores de rua, é fácil lá chegar a partir de metro, pois sendo tão vasto, várias são as estações que estão perto deste.
Contudo o que têm mesmo que ver no Parque do Retiro é o Palácio de Cristal e o Monumento a Afonso XII juntamente com o seu lago. Mas todo o resto do Parque é maravilhoso, e merece ser explorado com paciência e tempo apra explorar todos os seus cantos e recantos, como o Passeios das Estátuas, as suas fontes, e os seus muitos jardins lindíssimos, onde nos apetece ficar durante muito tempo.
Quanto ao Monumento a Afonso XII deixo as imagens falarem por si, mas é sem dúvida um local belíssimo, que faz valer a pena a visita ao parque mesmo se fosse só por si.

Maravilhoso é também o Palácio de Cristal, que é chamado assim pois cristal em espanhol significa vidro, por isso o palácio como as fotos mostram é feito com paredes de vidro, e é lindíssimo! e para ajudar ainda têm um lago igualmente bonito na sua frente, o que faz sem dúvida na minha opinião este um dos sítios mais bonitos de Madrid. Sem dúvida alguma, um lugar onde não me importava de voltar.