Peregrinação a Fátima

O Santuário de Fátima é sem dúvida alguma o elemento religioso mais importante de Portugal e mesmo do mundo. Embora não ser o Vaticano, este arrasta todos os anos milhares de turistas religiosos a visitar este Santuário. Muitos destes turistas, especialmente os portugueses mas também outros, realizam uma peregrinação perdeste ou de bicicleta desde vários pontos do país até à Capela das Aparições. Muitos como pagamento de promessas de pedidos de auxílio em momentos menos bons, outros movidos pela fé, e outros ainda, somente pelo desafio físico de superação pessoal.

Estas peregrinações são mais comuns nos dias 13 de cada mês em que houve aparições, e com especial destaque para o 13 de Maio e 13 de Outubro. Nestas datas são montados ao longo do percurso vários hospitais de campanha onde normalmente voluntários dão apoio aos peregrinos, quer médico como psicológico.

Se vai ser peregrino, prepare-se fisicamente.. faça um pequeno aquecimento para preparar as pernas para esta longa caminhada. Há caminhos mais longos/complicados que outros, mas nos últimos 30 kms, senão antes, muita será a sinalética existente que mostra qual o caminho preparado para peregrinos a seguir. Em baixo alguns dos muitos exemplos:
Grande parte destes caminhos podem ser feitos a pé ou de bicicleta, e muitos cruzam com estradas onde circulam carros, tenho atenção a este aspecto, circule sempre pelas bermas e devidamente identificado (aconselha-se coletes reflectores, tanto de noite como de dia). Este percurso cruza-se também com o caminho português para Santiago de Compostela que parte de Lisboa, é por isso comum ver referências a Santiago pelo caminho.

Se o seu percurso demorar mais que um dia, de certeza que vai encontrar vários sítios para poder pernoitar a preços simpáticos, contudo em último caso, recorra aos bombeiros mais próximos, que normalmente estão equipados para estas situações!

Sites que possam ajudar:

Boa sorte para a sua peregrinação!