Aquário Vasco da Gama, Algés

Tendo a sua construção sido ordenada para a celebração do 4º centenário da partida de Vasco da Gama para a viagem que veio a descobrir o caminho marítimo para a Índia, o Aquário Vasco da Gama, foi inaugurado a 20 de Maio de 1898 pelo Rei D. Carlos, grande pioneiro no estudo da Oceanografia.

Este, que foi dos primeiros aquários do mundo, é actualmente administrado pela Marinha Portuguesa e está dividido em dois espaços.
O Museu, donde se destaca, logo a seguir à bilheteira, a Colecção Oceanográfica de D. Carlos I, onde podemos fazer uma viagem no tempo na evolução desta ciência, e também explorar animais de todas as pastes do mundo com objectos como maxilares de baleias, ou réplicas de tartarugas.

e o Aquário, que é como o próprio nome indica uma enorme exposição de aquários com flora e fauna marinha de todas as partes do mundo. Neste espaço, o mais interactivo e divertido tanto para miúdos como para graúdos, pode-se também observar espécies em recuperação, que foram resgatadas de trafico ilegal, ou de qualquer outro problema, são aqui recuperadas por profissionais, que posteriormente a devolvem à natureza.

O Aquário Vasco da Gama foi um local de referência durante muitos anos para Portugal, contudo com a Expo98 e a construção do enorme Oceanário no Parque das nações, este espaço ficou um pouco esquecido, especialmente pelos turistas, que não se afastando do centro da cidade muitas vezes não o descobrem. Contudo é um espaço bem preparado e equipado. As visitas de estudo são uma constante, e estão também equipados para festas e actividades, como festas de anos com menus de refeição incluídos.
Como chegar? 
Pode ir de comboio até à estação da CP de Algés ou de autocarro até ao terminal de autocarros de Algés e posteriormente apanhar o autocarro 776 da Carris até ao Aquário, ou fazer uma pequena caminhada de cerca de 10/15 minutos; de electrico, o 15 que nos leva a fazer um belo passeio por Belém e nos deixa no jardim de Algés, bastante perto do Aquário. De carro, dirigir-se até à marginal, e quando nesta, sair na zona de Algés, seguido as setas (a azul) para o Aquário.

Os preços da entrada variam conforme a idades e se é visita de grupo ou individual, ou ainda se é dia de semana ou fim-de-semana. Os preços actualizados, pode consultar aqui.