Madeira

Conhecida como o Pérola do Atlântico, a ilha da Madeira faz parte de um arquipélago da qual faz parte também a ilha de Porto Santo, Selvagens e as Desertas. De origem Vulcânica, este arquipélago não chega a 300 mil pessoas, sendo na sua capital, Funchal, que se encontra a maior fatia da população.
Pela sua beleza natural, tradições, clima e boas ofertas de alojamento e actividades turísticas, a principal actividade da ilha de momento é mesmo o Turismo. Mas alguns produtos tradicionais dão uma ajuda, como a banana da Madeira, o seu vinho, e as suas flores, que juntamente com o vime, são grandes representantes dos produtos típicos madeirenses..
A sua gastronomia também é um excelente motivo para ir à madeira. Para entrada aconselho um bolo do caco, um pão maravilho, diferente de qualquer coisa que já tenha comido. Sendo uma ilha, os seus pratos tradicionais são recheados de peixe fresco, e bastante saboroso, mas também de carne se faz a gastronomia portuguesa, especialmente com a sua espetada em pau de loureiro. Para acompanhar pode beber uma coral, a cerveja única do Madeira, ou uma brisa de vários sabores (aconselho o de maracujá bem fresquinho), marcas próprias da Madeira. Para sobremesa experimente o bolo ou as broas de Mel, acompanhados de rebuçados de funcho (planta que dá nome ao funchal). Para ajudar na digestão, um copo (ou vários) da sua famosa (e forte) poncha.. 
Mas não pense que a Madeira é um destino só para descanso e gastronomia, a Madeira é um destino super completo, e um paraíso para quem gosta de desportos em contacto com a natureza, de onde se destaca as suas levadas, mas também passeios de barco, rappel, btt, ou as descidas dos carrinhos de vime, a oferta com certeza não vai faltar é só escolher entre terra, ar e mar.
Para mais info oficial, visite: http://www.visitmadeira.pt/