Sagres
A ponta mais sudoeste da Europa, e consequentemente de Portugal fica relativamente perto do belo Cabo Vicente em Sagres, a vila algarvia onde o Atlântico e o Mediterrâneo se juntam, e que só por cima já tornam num ponto interessante de visitar.
Mas existem mais motivos, como a Fortaleza de Sagres, e onde estaria instalada a Escola Náutica fundada por Infante D. Henrique no séc XV, que foi um grande impulso na era dos descobrimentos. Teria sido aqui que estudaram os navegadores que descobriram o mundo nas naus portuguesas. Contudo estes argumentos não estão bem esclarecidos. Existe ainda uma outra “teoria” que defende que na verdade Colombo era um espião que tinha estudado nesta escola náutica, e que a mando do Infante D. Henrique teria levados os espanhóis de propósito para a América do Sul (onde os portugueses já tinham estado e percebido que não tinha as especiarias pretendidas) para os portugueses ganharem assim mais tempo para chegar à Índia, o verdadeiro objectivo da época, verdade ou não, não deixa de ser uma teoria interessantes, visto que de facto Colombo esteve relacionado com Portugal nessa época.
Outro excelente motivo é a beleza do Cabo de São Vicente, a vista sobre as arribas e a natureza envolvente, tal como a visita ao Farol faz sem dúvida valer a pena uma visita a Sagres nem que seja só de passagem.