Estádio da Luz

Sport Lisboa e Benfica(11).JPG
Fundado em 1904, o Sport Lisboa e Benfica é um dos clubes portugueses mais importantes a nível nacional, mas também com um reconhecidíssimo valor histórico por todo o mundo, devido especialmente aos seus anos de ouro na década de 60, enquanto Eusébio da Silva Ferreira conquistava os corações dos adeptos mais fervorosos de futebol.
sport lisboa e benfica(1) 
Embora possuir outras modalidades com sucesso como basquetebol, hóquei, atletismo, entre outras, a grande modalidade deste clube é mesmo o Futebol, para o qual inaugurou a 25 de Outubro de 2003 (dia em que faço anos!! :D) no âmbito do Europeu de Futebol de 2004 que ocorreu em Portugal, o seu novo estádio de futebol, o Estádio da Luz e onde decorreu a grande final que pós frente a frente Portugal e Grécia.
A sua mascote é como se pode ver nas imagens do estádio, uma águia, mais especificamente, a Águia Vitória (que na verdade são 3, a Vitória, a Glória e a Luz que se podem ver na foto abaixo), sim, este clube têm uma mascote viva, que todos os jogos feitos pela equipa A neste estádio é precedida por um voo espectacular desta águia sobre os adeptos, levando-os a êxtase! Qualquer adepto pode também ver e fotografar esta águia na MegaStore Benfica, uma loja ao lado deste estádio onde se pode adquirir todo o tipo de produtos oficiais do Benfica.
Outro grande símbolo do SLB, é o para sempre Rei Imortal Eusébio. Não tive o prazer de ver presencial mente Eusébio ao vivo, mas já vi gravações, e é de facto impressionante o que este senhor, de botas, e com bolas muito mais pesadas que as actuais conseguia fazer. O Pantera Negra como é conhecido entre os adeptos, ganhou uma bola de ouro (o 1º jogador português a conquistar este prémio), era um grande "rival"amigável de Pelé e conquistou de tudo o que havia para conquistar, imensos títulos pelo Benfica, e levou também a selecção portuguesa onde nunca tinha estado anteriormente. Este homem é um símbolo e uma inspiração para todos os benfiquistas, mas não só, e prova disso foi a belíssima homenagem à sua pessoa no dia do seu falecimento, 5 de Janeiro de 2014.
à porta do Estádio da Luz foi inaugurado uma estátua de homenagem a este grande senhor que mesmo depois de reformado manteve uma ligação constante ao Benfica, dando nome à sua taça, Eusébio Cup, e uma apoio moral e de experiência de vida muitas vezes importantíssimo tanto para o SLB como para a selecção portuguesa. Quando no domingo 5 de Janeiro Portugal despertou com a triste noticia do falecimento deste ídolo, muitos foram os adeptos e todos os clubes portugueses e não só que realizaram uma peregrinação até esta estátua para prestar uma última homenagem colocando cachecóis, cartazes e outros objectos que embora maioritariamente serem do Benfica, também estavam presentes outros clubes que quiseram agradecer tudo o que ele fez pelo Futebol Português.

Com esta enorme homenagem, o SLB decidiu fechar a estátua com todos estes objectos lá dentro, podendo assim recordar para sempre as belíssimas homenagens que o povo quis fazer a Eusébio, selando com vidro, e com uma estrutura de metal na parte superior que pretende simular uma coroa, pois afinal, este é o Rei Eusébio. (Nas imagens abaixo pode-se ver o antes e depois desta homenagem.)
Sport Lisboa e Benfica(4).JPG
Assistir a um jogo de futebol pode ser uma grande festa, e o estádio da Luz é um excelente palco para o espectáculo que pode ser o desporto, por isso, se passar por Lisboa visitem o estádio da Luz, a Estátua do Eusébio e se puder o Museu Cosme Damião (fundador do SLB). Muito ainda fica a dizer sobre o SLB, mas já têm uma boa pontinha do véu levantada sobre a nação Benfica.
Site Oficial