Aldeia típica de José Franco, Mafra

Um sitio mágico, algures entre Mafra e a Ericeira. José Franco nasceu em 1920, filho de um sapateiro e de uma vendedora de loiça, novo começou a aprender a arte da Oleraria, pois Sobreiro, a aldeia onde nasceu era um ponto importante desta.
Na década de 60 começou a construir o seu sonho de criar a aldeia da sua infância em ponto pequena, mostrando os costumes da época, então esta Aldeia é um museu a céu aberto de como era a sociedade portuguesa, especialmente a fora das grandes cidades, e os seus costumes, como as escolas, padaria, ferreiro, taberna, etc…
Tão grande foi o sucesso, que os pontos cresceram, então actualmente pode-se mesmo visitar uma escola e outros locais em ponto grande, o que é uma brincadeira para o mais novos, e uma recordação doce para os mais velhos. Muitas são as vezes que se ouve os avós a contar as memórias de infância com um brilhozinho dos olhos de saudade e nostalgia!
A entrada é gratuita, e o local está super bem equipado com parque de merendas, casas de banho e até parque para os mais pequenos! 
O Local em que qualquer português devia ir pelo menos uma vez na vida!