Parque Urbano dos Moinhos de Santana, Lisboa

Uma característica de Lisboa é manter alguns excelentes espaços verdes em locais que não estamos à espera de os encontrar. O Parque Urbano dos Moinhos de Santana é um dos excelentes exemplos de excelentes espaços verdes que em zonas residências animam sem dúvida a vida dos seus habitantes, mas que também pode ser um bom local a conhecer por turistas que gostam de fugir aos locais dos roteiros turísticos.
Cm 5 hectares, este parque têm como imagem de marca os dois moinhos de vento que foram construídos para as freiras Dominicanas Irlandesas do Convento do Bom Sucesso, na Serra do Monsanto, e eram uns dos cerca de 100 moinhos que abasteciam a cidade de Lisboa de farinha.

Perdidos durante algum tempo, foram recuperados pela Associação Portuguesa dos Amigos dos Moinhos depois de adquiridos pela Câmara Municipal de Lisboa, sendo agora um excelente espaço verde de lazer com parques infantis, circuitos de manutenção, café, restaurante, ginásio e lagos que animam e trazem tranquilidade aos seus visitantes com a sua vista privilegiada sobre a zona de Belém/Ajuda, e o Tejo.
Site Câmara de Lisboa