Zona Ribeirinha - Parque Verde do Mondego, Coimbra

O Mondego é o maior rio português, ou seja, nasce e desagua em território português, por isso é uma marca só por si. Contudo Coimbra sobre aproveitar a mais valia que é um rio passar por uma cidade, atribui-lhe um grande amor, presente por exemplos nas letras de canções de estudantes da cidade…

(...)Ó Mondego tens nas águas,
Todo o brilho desta cidade.(...) em Balada

O Mondego acaba por estar muitas vezes presente no horizonte de quem vagueia por Coimbra, aliás, para visitar alguns pontos must see de Coimbra têm que o cruzar por uma das suas belas pontes, a Ponte Rainha Santa Isabel, mais moderna que nos leva para uma parte mais urbana de Coimbra; a Ponte de Santa Clara, situada perto do Mosteiro de Santa Clara e onde podem circular carros, e belíssima Ponte Pedro e Inês, que é uma ponte pedonal e de ciclovia, e que nos deixa na margem sul muito perto da Quinta das Lágrimas e do Portugal dos Pequeninos por exemplo, e na margem norte, no Parque Verde do Mondego.


Este Parque que explora as margens do Mondego está equipado com os serviços tradicionais, mais alguns como gaivotas para poder explorar o Mondego de outra perspectiva, e pode fazer um cruzeiro neste, no Basófias. Um dos locais que mais gostei em Coimbra.