Centro de Coimbra

Coimbra tem muitos pontos Must see, mas entre eles também temos uma “agradável viagem”. Chegando a Coimbra, facilmente vamos dar ao Largo da Portagem, a principal praça da cidade, e o inicio do centro da mesma. Bem enquadrada entre o rio, com a ponte de Santa Clara a “desaguar” logo ali, é um bom ponto de partida para conhecer a cidade a pé. Pode começar por subir à Universidade, e todos os pontos que a compõe. Para descer, pode encaminhar-se para logo ali ao lado, a Sé nova, que é vizinha também das tradicionais republicas de Coimbra.
Repúblicas de Coimbra são casas que devem ser habitadas só por estudantes por um valor monetário inferior ao tipo de alojamento normal para os estudantes. A gestão destas é feita pelos seus inclinos, sendo por isso as regras de funcionamento diferentes de república para república, mas todas elas devem ter a autorização do reitor da universidade.

Descendo as travessas estreitas por entre as casas típicas de Coimbra vamos deparar-nos com a Sé Velha, mais um ponto monumental de Coimbra, onde tradicionalmente existem serenatas durante as festas académicas. É em frente à Sé velha que Zeca Afonso viveu enquanto estudante, ponto que se encontra referido na parede desta.
Continuando pelas escadas Quebra-costas (eu acidentalmente ia percebendo o porquê do nome, visto ser uma escadaria com piso escorregadio e quase cair), iremos vaguear por entre lojas típicas mas já viradas para o turismo, encontrar uma estátua de homenagem à Tricana de Coimbra que é a mulher típica de Coimbra que levava sempre consigo um jarro de barro para ir buscar água ao Mondego.
Passamos o Arco de Almedina e desaguamos perto da Igreja de São Tiago na Praça do Comercio, que nos leva novamente ao Lago da Portagem, e assim fiquei a conhecer o centro de Coimbra..