Monsanto

Já aqui em vários posts referi o Projecto das Aldeias Históricas de Portugal, Projecto esse que me apaixona e aconselho todos a seguirem pois além de ser uma maneira de descobrir lugares lindíssimos, é também uma viagem no tempo pela história e costumes do nosso país.
Monsanto é uma das aldeias que mais me tinha chamado à atenção. Com o título de Aldeia mais Portuguesa de Portugal, esta aldeia na fronteira quase com Espanha, conquistou o nome do cabeço onde está situada, Monsanto, sendo por isso uma aldeia alta, que se consegue ver com alguma distância, e rodeada de pedra, o que a torna apetecível para quem gosta de caminhos perdestes!
O Castelo situa-se no seu ponto mais alto, e embora a vista ser bonita e de um horizonte sem fim, para a mim a beleza da aldeia, é mesmo a Aldeia! As suas casas, com as suas paredes em pedra, e as suas janelas e portas de cores a contrastar com a parede; as suas ruas; a natureza com que as casas foram “encaixadas” naturalmente na serra de modo a sentir que só poderiam estar ali assim!
Monsanto parece mais uma aldeia de brincar, onde as pessoas nos gostam de receber e explicar que o galo de prata no cimo da torre da igreja é a réplica de um prémio conquistado por ser a aldeia mais portuguesa de portugal, onde nos explicam as tradições como os madeiros de natal a arder na rua, é uma aldeia onde somos bem recebidos e nos apetece ficar!