Palácio Nacional de Mafra



O Palácio Nacional de Mafra, é sem dúvida, uma das obras primas arquitectónicas de Portugal, e uma afirmação do Barroco. Este Palácio, na verdade, durante muito tempo funcionou como dois, sendo cada uma das suas torres um Palácio com cozinha, quartos, salas em separado, uma para a Rainha e outra para o Rei. Só Mais tarde uma destas torres passou a ser usada para convidados importantes, ficando toda a família real na outra torre. Foi também aqui que D. Manuel II passou a sua última noite como rei de Portugal na monarquia, 4 de Outubro de 1910.
 
Este Palácio foi mandado erguer por D. João como pagamento de uma promessa aos Frades da Ordem de São Francisco, caso a sua Rainha Maria lhe deixa-se descência. Toda a história deste Palácio Convento é contada num livro do Nobel José Saramago, O Memorial do Convento, aconselho a quem tiver mais curiosidade sobre o tema.

Falar deste Palácio é também falar da sua maravilhosa Biblioteca, enorme, umas das maiores de Portugal, e das de valor mais reconhecido no mundo, onde podemos encontrar cerca de 36 mil obras. Para os que não são tão adeptos da literatura, vale a pena a visita para conhecer um pouco mais sobre os morcegos que vivem nesta biblioteca, sim, vivem! Mas como são animais noctifecos, só aparecem à noite e ajudam a manter o bom estado dos livros, comendo as bactérias que danificam os livros.

Também não podemos deixar de falar da sua Basílica, que se encontra entre as torres do Palácio, de onde se destacam os seis orgãos monumentais.

Para visitar, como sempre recomendo o primeiro domingo de cada mês em que as visitas são gratuitas.
Link: http://www.palaciomafra.pt/