Floresta Laurisilva / Levadas, Madeira

Amantes da Natureza! Esta ilha é para vocês! prova disso é a Floresta Laurisilva. Esta floresta húmida subtropical é desde 1999 património da Humanidade da UNESCO e ocupa 15 mil hectares na ilha da Madeira e é um catalogo infindável de desportos da Natureza, desde btt, a canyoning e escalada passando inevitavelmente pelas suas levadas.

e o que são as suas levadas?!
Levadas são canais de irrigação construídos pelos madeirenses para levar a água da serra para as suas colheitas, como de cana-de-açúcar ou de bananas, sendo um exemplo de trabalho entre a natureza e o ser humano.

A Madeira foi muito inteligente, na minha opinião, sendo que actualmente estas levadas podem ser percorridas a pé e são uma excelente maneira de ficar a conhecer o coração da Floresta e estar em contacto com a sua fauna e flora.

Existem inúmeras levadas que podem ser feitas, cada uma com um grande de dificuldade e extensão distinta, tendo esta informação toda controlada por entidades oficiais, assim é um conselho que acho que obrigatório, antes de se fazer à estrada, ver bem os requisitos de cada levadas, os conselhos dados, como o tipo de calçado, etc, e a duração de cada uma destas para não se ser apanhado desprevenido.

Infelizmente nos últimos tempos, algumas pessoas arriscam, não cumprem os conselhos e acabam por ter acidentes, algumas vezes fatais, fazer as levadas é uma actividade super divertida, e que aconselho a todos, e que dá para todos! mas temos que ter noção das nossas limitações e cumprir as regras indicadas à partida..

Como ter acesso a essa informação?!
Há vários modos, mas um site/aplicação que aconselho, que eu usei e achei excelente foi o WakMe, deixo os links:
Há uma levada que pode ser feita por todos, a é a Levada do Pico das Pedras que desde que leve calçado apropriado (não escorregue), penso que qualquer pessoa pode fazer, deixo o link com informações: http://www.walkmeguide.com/pt/madeira/trail/35/um-caminho-para-todos/
e mais uma vez estou disponivel no que possa ajudar :)