Pastéis de Belém, Lisboa
Em 2012 fizeram 175 anos, nasceram ao lado do Mosteiro dos Jerónimos pela mão de monges que durante uma revolução liberal se viram em situação económica desfavorável, começando a vender um dos doces mais cobiçados do mundo, em que ainda não ouvi ninguém dizer que não goste, apresento os Pasteis de Belém.
A receita ninguém sabe, é segredo que só os pasteleiros chefe conhecem, e estão obrigados a guardar segredo. Mas que o seu sabor combinado com canela e/ou açúcar, ou até mesmo simples sem nada, é uma facto cada vez mais conhecido atraindo cada vez mais gulosos de todo o mundo.
A sua localização privilegiada sempre ajudou, ser vizinho do Mosteiro dos Jerónimos, e da Torre de Belém, é uma desculpa para um passeio e depois uma paragem nos pasteis que ainda hoje é muito usada!
Não se admire por isso de ver filas enormes à porta, mas espere, vai ver que vale a pena, e atenção, existem dois métodos de compra de pasteis. Comprar no balcão e levar para comer, quem sabe junto ao rio Tejo, ou no jardim do império;
Ou comer dentro da Fábrica de Pasteis de Belém, um lugar maravilho, também ele cheio de história e que na minha opinião merece ser visitado. Mas por isso se a fila for muito grande, tenha calma, pode ser a fila para comprar no balcão, e conseguir facilmente mesa dentro da fábrica.
Mas só pode comer pasteis de Belém ali?!
Sim. Por todo o pais vai ver os pasteis de nata, que são pasteis de Belém copiados, mas como a receita é secreta, não é exactamente igual, e por isso não se chamam pasteis de Belém.. de Belém, só mesmo em Belém, por isso vale mesmo muito a pena!!
Site Oficial: http://www.pasteisdebelem.pt/