Santana, Madeira

Embora a Ilha da Madeira ter vários produtos/imagens de Marca, penso que a mais consensual e mais conhecida são mesmo as casinhas típicas de Santana. 

Fora do Funchal, consegue-se ver em algumas propriedades privadas estas casinhas em forma triangular, com telhado de colmo que nos fazem lembrar uma casa de brincar, mas é em Santana, mais precisamente no seu Núcleo de Casas Típicas de Santana que as pode apreciar como todo o seu esplendor!
Estas casas lindas, normalmente brancas, com uma barra em vermelho e todas construídas em Madeira, era mesmo onde antigamente se vivia. Famílias completas dividiam estes pequenos espaços, mas quente segundo os locais. A sua grande característica é mesmo o telhado todo feito de colmo, que é substituído de 3 em 3 anos. 

Claro que a minha pergunta a uma simpática senhora na casa/loja dos bordados típicos da Madeira (que aconselho a visitar pois é muito simpática  e conta-nos melhor a história destas casas), foi senão entrava mesmo humidade, ao que ela me respondeu, “repare como choveu a noite passada, e isto está aqui sequinho! Não entra aqui água nenhuma“. 
Santana pode ser um Bate e Volta a partir do Funchal de um dia, ou se preferir explorar melhor a região, e as suas belas Levadas e o seu Parque das Queimadas, pernoitar por lá.

Se Precisar de se deslocar por Santa e precisar de um Taxi, aconselho aqui o Sr…. Muito simpático e atencioso, filho da terra com quem vale a pena falar!