Sevilha

Sevilha é a capital da Andaluzia, região mais sul de Espanha e por isso mesmo é conhecida por ser uma região quente, que facilmente atinge os 40 e muitos graus no verão, pelas suas praias mediterrânicas, pelas touradas, e também pelo seu Flamengo!
Sendo a sua capital, Sevilha é a imagem de todos estes aspectos, menos de praia, até á costa ainda são alguns kms, mas uma opção para quem quiser visitar a cidade durante mais dias.
Sinceramente acho que esta cidade pode perfeitamente ser encarada como uma pitstop mais prolongada de uma viagem maior por Espanha, porque os pontos principiais da cidade até se conseguem ver num único diz, embora se conseguir passe dois dias, ou seja, pelo menos uma noite para conseguir entrar um pouco no ritmo da cidade.

Todo o seu percurso pode ser feito com calma e tranquilidade porque a cidade é relativamente pequena, não sendo necessário sequer utilizar transporte que ficar alojado no centro ou arredor do centro da cidade, percorrendo a cidade a pé, que é sempre a melhor maneira de conhecer uma cidade, especialmente uma mediterrânica. Contudo se tiver mais dificuldade em se deslocar, a cidade têm uma única linha de metro que pode ser usada para chegar a pontos um pouco mais longe do centro da cidade, mas que é um serviço muito completo para quem turisticamente quer conhecer a cidade, nesse caso pondere autocarro (não os turísticos, que passam somente na avenida mais turística da cidade e pouco mais) mas sim nos locais, contudo tendo a cidade ruas um pouco estreitas, em muitos locais é difícil passar sequer de carro, por isso impossível de autocarro, sendo mesmo a melhor hipótese de transporte para conhecer a cidade, a pé!

Outra questão a ter em conta na sua visita a Sevilha, e que nos atrapalhou bastante os planos, é a hora da Siesta. Tudo em Sevilha acontece mais tarde, nunca se almoça antes de perto das 14h,  nunca se janta antes das 21h, nunca se abre lojas, museus, monumentos antes das 10h-11h, e quase tudo, para não dizer tudo, fecha para a hora da Siesta (normalmente entre as 14h/15h e as 16h/17h), o que causa grandes problemas na organização de o que ver.

Sendo uma cidade muito quente (e tendo a pontaria de apanhar um massa de ar quente de África nos dias em que visitamos a cidade) tentamos ao máximo acordar cedo, para conseguir explorar a cidade antes desta aquecer muito, mas não nos valia de nada, porque os principais monumentos da cidade estavam fechados. a seguir a almoço as temperaturas batem recordes, quase toda a cidade fecha para a Siesta, e todos (incluídos nós) fugimos para as esplanadas com uma bebida fresca, ou para um jardim, ou um dos espectaculares espaços verdes junto ao rio! Deixando a cidade meio adormecida (acho que é mais amolecida com tanto calor!). Mas depois das 17h com as baterias recarregadas da Siesta, a cidade ganha uma energia estonteante que corre as ruas das cidades, as sua esplanadas cheias de copos já vazios, pratos de tapas a esvaziar, muita música, pessoas muito bem arranjadas preparadas para um fim de tarde e noite sem fim! Por isso, passe pelo menos uma noite em Sevilha, vai amar de certeza!

Na secção o que ver, destaco como lá está os seus inúmeros jardins e espaços verdes, especialmente os mais frescos em frente ao rio, onde podemos ver a bela Ponte Triana, e muitos praticantes de desportos náuticos, somo canoagem, remo e SUP, e obrigatoriamente o Parque Maria Luísa, o jardim envolvente da Praça de Espanha.


O Real Alcázar de Sevilla é visita obrigatório para os fans da série Game Of Thrones, onde são gravadas cenas da série, e a Catedral e a Giralda são outros pontos super obrigatórios, mas a maior dica que posso dar é mesmo perderem-se pelas ruas e ir apreciando a beleza das casas de Sevilha e das suas varandas, que nos levam numa viagem pelas arábias, a originalidade pintada nos portões de garagem, as pessoas, e o ambiente que se vive e respira!


Resumindo dicas essenciais:
  • Mais do que noutras cidades, com a deficiência de transporte publico, procure um alojamento com uma boa localização, embora a cidade ser bem pequena e conseguir-se explorar muito bem a pé;
  • Por isso mesmo, sapatos sempre confortáveis;
  • Muita água, a cidade é quente precisa de se manter hidratado;
  • Tente ter ar condicionado no alojamento, especialmente se se incomodar com o calor;
  • Tente comprar bilhetes para os monumentos que quer visitar, antes por web, as filas conseguem mesmo ser enormes!