Roma, Itália

Todos nós temos os nosso sonhos, um dos meus era sem dúvida, ir a Roma! Claro que há sítios muito mais bonitos no mundo, mas não sei porquê, Roma sempre me lembro de sonhar! Sempre devorei histórias de viagens dos meus amigos, podia ficar horas e horas a ouvi-los, tal como blogs e sites sobre viagens, onde Roma sempre me chamou à atenção. Com a viagem marcada, foi como um sonho que não ia acontecer. Sabem quando desejamos uma coisa, estamos quase a consegui-la e então nem queremos pensar muito nela, não criar muita expectativa não vá o Diabo tece-las e não acontecer?! Ou quando não queremos ver muita coisa, não planear muito, não SONHAR muito, com medo que a realidade nos desiluda?!
Foi com o medo de esta viagem não se realizar por algum motivo, que tudo foi planeado (ou neste caso, pouco planeado com o tal medo da desilusão), só acreditando quando cheguei de Aerobus à cidade! Foi o medo de me desiludir que se dissipou no momento em que ao virar uma esquina vejo o Coliseu! Foi um sonho realizado! um sentimento que enche de facto o coração que não acontece muitas vezes, e por isso é tão especial! Foi mágico conhecer os cantos e recantos desta cidade! Foi pouco tempo, foi ficar a vontade de voltar já! Foi um sonho tornado realidade!

Mas e a viagem em si? 
Bem eu fui em LowCost, e a única (à data da viagem) LowCost que viaje entre Lisboa e Roma é a Ryanair, mas existe por exemplo a Tap. Contudo Roma tem 2 aeroportos, o Fiumicino que é o principal, e Cimpiano para LowCost , que foi o aeroporto que usei. É importante ter este ponto em atenção para programar a entrada e saída da cidade, pois ambos são fora da cidade, ou seja, necessitará sempre de outro transporte (táxi, Aerobus) para chegar ao centro de Roma. Eu optei pelo Aerobus Terravision que faz a ligação entre ambos os aeroportos e o centro da cidade, mais precisamente a estação de comboios Termini que é um bom ponto de partida para qualquer ponto da cidade, quer a pé quer a nível de transportes (táxi, autocarro, comboio), ou até mesmo do pais, pois esta estação de comboios é das mais importantes de Itália, usada por muitos por exemplo para fazer um bate e volta de Roma a Florença ou outra cidade perto. Existem outras opções de Aerobus mas eu achei esta a melhor relação qualidade preço visto o local onde ia ficar alojada.

e Alojamento?
Eu acho, baseada na opinião de amigos que já tinham estado na cidade (Obrigado por toda a paciência e AMIZADE Marco) e blogs e sites onde me perco horas, que a cidade de Roma é uma cidade que se vê facilmente a pé, juntamente com o Metro. Uma opção de alojamento que já usei noutras ocasiões e que poderia fazer sentido neste caso era alugar um casa/estúdio por completo em vez de ficar alojada num hotel. As principais vantagens são puder fazer snacks e refeições o que nos fez poupar imenso em comida, e também nos levou a conhecer a sociedade romana mais a fundo, porque quase todos os dias íamos ao supermercado do bairro, juntamente com os habitantes locais. Em Roma, além desta vantagem, juntou-se o facto de em hotéis/pousadas ser necessário pagar uma taxa por turista por noite de cerca de 3 euros, ou seja, além da diária, teríamos que pagar mais cerca de 6 euros por casal, o que aumenta o custo do alojamento na cidade. Assim a partir do Airbn conseguimos um pequeno estúdio na zona de Termini que nos pareceu ser a melhor zona com a relação localização/acessibilidade/preço!

e deslocações?
Bem, como já disse, tinha a ideia que Roma era uma cidade para andar a pé. Mas um dos dias foi planeado a ir conhecer o Vaticano, e como estava já avisada que iria andar bastante para conhecer o Museu, e ficando o Vaticano na outra ponta da cidade relativo ao local onde estava alojada, tinha planeado pelo menos nesse dia ir de metro até o Vaticano, e voltar a pé para ir conhecendo esse lado da cidade. Como se diz muito, em Roma temos um monumento em cada esquina, em cada rua, por isso o melhor é mesmo descobrir a pé. Contudo em alguns casos, pode fazer sentido ir ou voltar de metro até uma ponta da cidade, percorrendo o caminho inverso a pé a descobrir a cidade! O Clima na cidade costuma ser muito bom, por isso o que se recomenda mesmo é sapatos e roupa confortável para andar, e muita água porque a cidade pode aquecer! Contudo para os mais distraídos, junto ao Coliseu há uma fonte pública onde qualquer um pode abastecer a sua garrafinha de água!
O que ver?
Como já disse eu sonhava com o Coliseu, então mesmo no primeiro dia ter havido atrasos no voo e ter chegado já um pouco tarde a Roma, foi o primeiro sítio que fui a correr conhecer! e posso garantir que é mágico ver neste lugar o dia transformar-se em noite! Depois, bem, pegue num mapa, marque como obrigatórios o Coliseu, a Piazza Navona, Praça de Espanha, Fonte Trevi, Panteão, Monumento a Vittorio Emanuele II,e claro, o Vaticano, e deixa-se andar entre as suas ruas. Não acho que exista um roteiro, porque ao ir por uma rua vai ver coisas espectacular e perder outras, portanto é ir, e aproveitar! 
ps: uma dica só, vá à Piazza del Popolo e suba até à Passeggiata del Pincio e deslumbre-se com a melhor vista possível sobre Roma! Depois aproveite que aí está e desça até à Praça de Espanha, o local indicado se gostar de compras de luxo (Mais uma vez, OBRIGADO Marco).

e comida?
Eu não sou um bom garfo! Como por necessidade, a não ser quando é comida italiana, e calma que não estou a falar só de pizzas! estou a falar de pasta! ahhh a pasta!!! e os ravioles, e tanta outra coisa que eles têm com tomate, e aquele queijo ralado sempre por cima! Como tinha casa, fui como já tinha dito muitas vezes ao supermercado comprar os produtos locais, as massas frescas, os seus pães tostados com tomate e azeite, as suas bebidas fresquinhas, e nem que seja só uma vez, por favor entrem num supermercado em qualquer viajam que façam! Não há maneira nenhuma de ficarmos mais em contacto com a população local! Eu não sou um bom garfo, mas comer em Roma foi sem dúvida das experiência mais marcantes e saborosas que tive na vida!
Foi com medo de me desiludir que fui nesta viagem, foi com vontade de voltar que me vim embora! Existiram momentos mágicos que nunca mais vou esquecer na vida e nesta viagem existiram muito deles!