Serra da Estrela

Serra da Estrela, é a Serra mais alta em Portugal continental (cerca de 2000 metros), e é o ponto mais procurado internamente para férias de inverno. Embora não ser uma estância de desportos de inverno como a de por exemplo Andorra, na Serra da Estrela consegue-se praticar esqui, e outros desportos de neve, como o popular e divertido “skcu”, onde principalmente as crianças aproveitam umas espécies de pás de plástico para deslizar pela neve, sem grandes perigos.
Mas nem só de neve e desportos de neve vive a Serra da Estrela, entre Março e Novembro, períodos em que não é tão normal os nevões, a Serra de Estrela é um destino excelente para quem gostar de desportos de contacto com a natureza, desde Caminhadas, btt, escalada, entre outros. Tornando a Serra um destino para todo o ano, seja em família, amigos ou numas férias românticas, encontrará sempre actividades para fazer quer na serra quer na sua envolvência.

Se vai ficar mais que um dia pela Serra, pode ficar alojado numa das muitas unidades hoteleiras nas Penhas da Saúde, ou ficar um pouco mais distante, mas poupar um pouco mais em alojamento e conhecer cidades e vilas como Covilhã, Manteigas, Seia, entre outras envolventes do Parque Natural da Serra da Estrela.
O que gosto mais na Serra da Estrela é mesmo a sua paisagem, desde horizontes pintados de branco no Inverno, pratos verdes na primavera, que desaguam em riachos transformados em praias fluviais no verão, a horizontes pintados de amarelo e castanho das árvores no Inverno.

Uma constante da Serra da Estrela, é também o bom presunto, e o típico, Queijo da Serra da Estrela. Um bom local para compra destes produtos típicos é as lojas na Torre (ponto mais alto da serra).

Um ponto que merece uma visita, mas que merece um pouco mais, pode ser um bom local base para depois fazer bate e voltas para locais como a Rota das Aldeias Históricas mesmo à sua volta, ou a Rota das Aldeias do Xisto; ou até um pit-stop para Coimbra ou qualquer destino na região centro.