Deslocações na Madeira
A principal dificuldade que tive nesta viagem foi claramente os meios de transporte! Não tinha transporte próprio, nem metro que normalmente são as minhas opções, restava-me alugar um carro, usar transportes públicos, ou comprar serviços de transporte.
Bem, fomos com a ideia de primeiro tentar perceber como era a ilha, e se achássemos necessário alugar um carro. Viagem entre o aeroporto/alojamento e vice versa, percebemos com antecedência que podíamos poupar alguns euros se em vez de táxi ou do aerobus, usarmos os autocarros locais, e foi isso que fizemos, as viagem demorou um pouco mais tempo, mas também acabamos por conhecer um pouco mais da ilha, porque em vez de irmos directos para o Funchal, fomos passando por outras localidades, uma opção que recomendo e quero voltar a optar.
Depois na cidade do Funchal, rapidamente percebemos que o melhor meio de transporte seria os nossos pés, e foi assim que conhecemos grande parte da cidade e fomos observando os serviços que poderíamos usufruir e percebemos que havia um serviço fornecido pela Yellow Bus que nos permitiria conhecer a cidade do Funchal, Câmara de Lobos e o Cabo Girão com viagens ilimitadas durante dois dias a um preço bastante competitivo.
E para conhecer fora do Funchal?!
Bem ai poderíamos alugar um carro, comprar tours pré programadas, ou viajar nos autocarros locais, e meio à aventura acabou por ser a última hipótese que optamos.. Foram viagens loucas de autocarro em estradas estreitas em que nem um autocarro parece passar quanto mais com outro carro em sentido contrário (os meus parabéns aos condutores de autocarros da Madeira)! foi uma opção que nos levou a ter mais contacto com as pessoas de lá, a conhecer mais localidades e poupar!
Mas claro, teve os seus contras, as viagens demoraram mais tempo, e por isso, acabamos por não conhecer locais como Porto Moniz, e acabamos por fazer uma levada mais pequena devido à limitação de tempo para conseguir apanhar os transporte de volta ao Funchal.
Então, não me arrependo porque ficamos a conhecer mesmo muito bem a região do Funchal, mas se pelo menos num dia tivéssemos alugado um carro podíamos ter feito uma roadtrip como eu gosto. Se me perguntarem o ideal, penso que é mesmo isso, uma mistura das 2, porque ter um carro pode atrapalhar, como por exemplo para conhecer o Funchal, ou limitamos a uma levada circular para depois voltar para o carro, mas sem ele torna-se difícil conhecer a ilha toda, então eu aconselharia a misturar.. uns dias sem carro, e carro noutros dias..
Deixo alguns links que podem dar jeito:
- Transporte público na cidade e arredores do Funchal: http://www.horariosdofunchal.pt/
- Autocarro não aerobus entre aeroporto e Funchal: http://www.sam.pt/Default.aspx?id=331
- Yellow Bus, onde pode comprar os bilhetes com antecedência e desconto: https://www.yellowbustours.com/pt-PT/Madeira/Circuitos.aspx