Museu Cosme Damião, Lisboa

Antes de mais nada, bom referir que sou benfiquista, e acompanho relativamente o campeonato de futebol A de Portugal, por isso, sim! este post vai ser tendencioso para o Benfica! :)


O Museu Cosme Damião foi inaugurado em 2013 e veio ser o cumprimento de uma processa do Presidente do Sport Lisboa e Benfica Luís Filipe Vieira em dar um espaço aos benfiquistas para poderem viajar na sua história. Logo em 2014, foi distinguido como o Melhor Museu Português e superou as 75 mil visitas.

Cosme Damião é o nome do fundador mais reconhecido do Sport e Lisboa que mais tarde se tornou no Sport Lisboa e Benfica, fundado na Farmácia Franco em Belém (actualmente uma entidade bancária).

O Museu divide-se em 3 pisos e fala muito mais do que futebol, fala de todos os desportos do Benfica e é uma autentica viagem no tempo e prémios conquistados pelo Benfica.
Aconselho vivamente a seguirem a ordem que se encontra no Museu e a não perder nenhuma das experiências que podem viver como por exemplo a viagem ao coração dos benfiquistas, uma secção dedicada totalmente aos adeptos deste clube, em modo de reconhecimento do mesmo por todo o apoio e paixão dos adeptos pelo seu clube.

Também é uma viagem pela história de Portugal e especialmente de Lisboa dada à cronologia numa das paredes do Museu que por cada ano desde a fundação do clube, até ao presente mostra os factos mais importantes do Benfica e de Portugal / Lisboa.

Na minha vista estive cerca de 2 horas no museu, e sinceramente foi pouco, aconselho que uma visita tenha no mínimo 3 horas para poder explorar cada canto e recanto, apreciar as taças, especial as de Campeões Europeus na década de 60.

Este Museu destaca-se também de todos os outros que já estive pela sua interacção tecnológica. É muito fácil, e engraçado explorar por exemplo a história das modalidades do Benfica numa mesa táctil e interactiva. Sendo uma prova de como a tecnologia bem aproveitada pode ajudar e muito à interacção com um museu onde muitas vezes sentimos que olhamos muito, mas interagimos pouco.

Uma outra dica que acho importante, especialmente para os Benfiquistas é não perderem o filme que existe no último ponto do museu, para mim valeu sem dúvida a pena.

Aliás como toda a visita ao Estádio e Museu, recomendo por isso a compra do bilhete combinado para visita a Estádio e Museu.
Especialmente aos Benfiquistas, mas também aos adeptos de desporto no geral, recomendo a visita a este museu, é principalmente uma viagem na história do Benfica, mas é também uma viagem na história do desporto em Portugal!