Universidade de Coimbra e Biblioteca Joanina

Coimbra é a cidade dos estudantes, e isso nota-se desde o primeiro momento que colocamos o pé na cidade. As frases de intervenção dos estudantes revolucionários é uma constante pelas paredes da cidade. A universidade de Coimbra Alta e Sofia é desde 2013, Património Mundial da Unesco, pode ver aqui a candidatura da mesma.
Mas a sua importância para Portugal já era muita, sendo a primeira universidade do país, e também uma das mais antigas do mundo ainda em funcionamento. Sendo assim não é difícil perceber que muitos dos nomes importantes de Portugal passaram por esta Universidade, como o cientista Egas Moniz (Nobel na Medicina), Aristides Sousa Mendes, Eça de Queiroz, Sá Carneiro, Luís Vaz de Camões, Zeca Afonso, António Oliveira Salazar, Manuel Alegre, Xanana Gusmão, entre muitos muitos outros.
Vários são os edifícios que compõem esta Universidade, a começar pelas suas Faculdades, como a de medicina, letras, direito, ciências e tecnologias, farmácia, economia. Contudo a imagem mais “turística” da Universidade é mesmo o Paço Real, onde se encontra o edifício da Reitoria, a sua torre, a Capela de São Miguel e a famosa Biblioteca Joanina.
A Biblioteca Joanina é outro ponto de interesse indiscutível de Coimbra, construída entre 1717 e 1728, é um expoente do Barroco Português e actualmente possui cerca de 60 000 livros, sendo umas das bibliotecas mais importantes do mundo. Como curiosidade, para a sua conservação ao longo dos tempos, ajudou uma colónia de morcegos que protege de insectos bibliógrafos.
Mais informações como preço dos bilhetes, horários e historia de cada elemento, aqui.