Vila Sassetti, Sintra

Sintra é um enorme pulmão verde, a sua serra cria um microclima à sua volta o que dá a esta vila um aspecto mágico, fresco,e muito, muito verde. A sua serra é conhecida pelas lendas e mitos, pelos seus recantos escondidos, lindos, míticos. 
Desta vez venho falar de mais um novo recanto da vila que está a ficar conhecido depois de ter sofrido obras nos últimos anos, a Vila Sassetti. Depois de ter passado por várias mãos, a Quinta da Amizade passou a pertencer a entidades públicas que basicamente criaram este pequeno percurso que basicamente nos leva desde o centro da vila, até ao Castelo dos Mouros (e seu vizinho Palácio da Pena), por caminhos verdejantes.
Na vila vai facilmente encontrar setas a dar indicações para o inicio deste caminho, e pelo menos quando visitei, à entrada existia um senhor dos Parques de Sintra a dar um mapa do percurso, e alguma informação sobre este em várias línguas.
O percurso é de serra, por isso embora ser pequeno, cerca de 2km para cada lado, é sempre a subir, e algumas partes com piso nada linear, mas penso que com tempo qualquer pessoa com a mobilidade mínima o consegue fazer, sendo um isso uma excelente ideia para um passeio em família.

Para ajudar ainda mais este aspecto, este percurso têm wc público gratuito (em boas condições pelo menos quando usei) e um café (não sei se está sempre aberto).
No topo deste caminho, respire, aproveite a paisagem, e depois escolha se volta o mesmo caminho para baixo, ou se volta pela estrada quase sempre junto aos carros que fazem o acesso para o Castelo dos Mouros e/ou Palácio da Pena.

Informações Úteis:
Extensão: 1850m
Duração: 45 min
Horário: Aberto diariamente entre as 10h00 e as 18h00 durante o horário de verão, e entre as 9h00 e as 17h00 durante o horário de inverno (à data deste post, confirme no site dos Parques de Sintra)
PS: não se enganem pela distância, levem bons sapatos.
Brochura oficial;