Aveiro

Há muito que desejava ir a Aveiro, mas tinha o objectivo de encaixar como Pit Stop numa outra viagem de road trip como tanto gosto de fazer. Pois demorou, mas chegou esse momento, e já fui em menos de 24horas conhecer esta cidade que é de facto bonita e merece ser descoberta por todos os portugueses e não só!
Aveiro é dinâmica, jovem, interactiva, simpática e sentimo-nos bem recebidos em cada canto ou recanto que visitemos, e apesar de tudo o resto valer a pena, foi sem dúvida isso o que mais me agradou na cidade!
A ria é a menina da cidade, e merece todo o seu destaque. Depois de estacionado o carro, no parque gratuito já à saída da cidade junto à Ponte de Carcavelos, foi precisamente esta que usei para primeiro modelo fotográfico da cidade! Daí foi fazer o check-in, e de lá um primeiro passeio pela cidade, que como sempre, merece que nos percamos nas suas ruas. O Ponto de Turismo foi uma paragem obrigatória, e depois de mapa na mão, e dicas preciosas na memória, fomos rapidamente para a “estação das BUGAS”, para “alugar” a nossa.

Sim, alugar com aspas, porque as BUGAS, são as Bicicletas de Uso Gratuito de Aveiro, em que qualquer pessoa desde que se identifique, pode utilizar para passear pela cidade e ir até um pouco mais, como as salinas de Aveiro.
E esta ideia agora muito copiada por outras cidades, mas originais de Aveiro, é sem dúvida uma ideal espetacular, especialmente em Aveiro uma cidade plana, bastante acessível a bicicletas! Foi super divertido, e motivante andar de bicicleta pelas ruas, com uma cidade preparada para isso! Como por exemplo com passagens de estrada preparadas para peões mas também para bicicletas.
Claro que não conhecendo a cidade podemos ficar um pouco à deriva, mas daí a importância do mapa cedido pelo Posto de Turismo, onde temos desenhado o percurso perfeito para ficar a conhecer a cidade de BUGA, e ainda pequenas descrições sobre cada um dos locais.

A Passagem por Aveiro foi de facto rápida, mas rendeu, desde passear nas salinas (que deixem-se lá de coisas, mas as de Rio Maior são bem mais bonitas e não digo isto SÓ por ser de lá :P ), andar de barco na ria, ou percorrer esse mesmo percurso a pé, conhecer as ruas antigas da cidades, ver a sua bela arte urbana, os seus parques/jardins, os ovos moles, e um centro comercial “ao ar livre” onde podemos descansar com vista para a ria.
Demorei a ir, mas valeu a pena! Aveiro merece uma visita, nem que seja assim só de um dia!