Vaticano - I

Já dizia a expressão “é como ir a Roma e não ver o Papa!”, pois, fui a Roma e não vi o Papa, até porque para o ver o melhor é ir ao Vaticano! que embora “ser em Roma”, na verdade o Vaticano é um país diferente que embora beber muito da cultura italiana e não ser totalmente independente, é um país à parte, com leis próprias, bandeira própria, e um chefe próprio que é nada mais nada menos que o Papa!

Então o Vaticano, ou melhor, o Estado do Vaticano é o menor país do mundo, e só isso já seria motivo suficiente apra qualquer viajante querer conhecer, mas na verdade é também dos paises mais influentes do mundo (lá está a expressão que tamanho não têm a ver com…) pois é a capital, a sede da igreja católica no mundo!

Por isso mesmo, muitos são os católicos que querem visitar este lugar, mas católico ou não, é um lugar que acho que vale muito a pena ser visitado! Todo murado à sua foto, como se pode ver no mapa abaixo,
este país é de facto pequeno, e acaba por se basear quase somente na basílica de São Pedro (considerado o primeiro Papa), os seus jardins, o seu belo Museu e mais alguns edificios relacionados com a Igraja catlólica, como casa de bispos, etc.

Qualquer visitante do Vaticano, quer ver a Basilica de São Pedro, e claro que é imperdrivel, mas quem gosta de história, de arte, não pode perder o Museu do Vaticano! Foi neste Museu que vi as maiores filas de entrada da minha vida, duas dicas fundamentais, vá cedo! Cedo mesmo! e compre o seu bilhete com antecedência online no site oficial do Museu, embora não ser um site muito fácil, evita uma das maiores filas da sua vida e acaba por lhe sair mais barato!

Serão muitos os vendedores nas ruas adjacentes que lhe tentarão vender este bilhete, muitas vezes combinado com outras visitas, e o meu conselho é, claro sem ser mal educado, fugir deles, pois o bilhete online é mais barato e mais simples. Contudo, estes vendedores foram impecáveis para me explicar que quem tinha já o bilhete comprado poderia entrar directamente no museu e não tinha que estar na fila enorme que crescia cada vez mais de segundo para segundo.

O principal motivo de visita deste museu é sem dúvida a Capela Sistina, onde o tecto pintado por tecto pintado por Michelangelo faz qualquer um ficar com um torcicolo! e de facto a beleza desta capela vale a visita, embora a imagem mais conhecida desta capela não ser o tecto completo, mas somente um painel do tecto, e embora esta capela estar sempre super lotada, as fotos serem proibidas mas haver sempre alguém a tentar fotografar às escondidas, haver uma gravação que se torna super irritante de alguém a dizer (shiuu, be quiet, silence), vale a pena!

Mas vale a pena também o resto do Museu! Em muitas salas que entrei, (e já que paguei, é para entrar em todas, e entrei em todas, sim, mesmo sendo muitaaaasss!) muitas estavam quase vazias, pois as pessoas quase que ignoram o resto do museu, o que é uma pena! Adorei a viagem no tempo que fiz de sala para sala, adorei ver as peças de ouro do tempo dos gladiadores, adorei e só tenho pena não ter tido tempo para poder saborear com mais tempo, pois só lá estive uma manhã, mas pode-se estar muito mais...