Vaticano - II

a seguir ao Museu, e sem dúvida, o principal símbolo do pequeno Vaticano, é a Basílica de São Pedro. Demorou mais de 100 anos a ser construída, é considerada património da humanidade, mas não é por isso que é conhecida. Mais ou menos católicos, não é preciso muito para termos ouvido falar desta basílica, e do que ela representa para a igreja católica, pois é a "casa do Papa".

é sem dúvida um edifício espectacular, que vale a pena a visita mesmo os não católicos, desde que (claro) respeitem a fé e as crenças, por isso mesmo, para entrar neste é necessário respeitar alguns preceitos, como não usar roupa que mostre o corpo acima dos joelhos, e não mostrar os ombros, além de ter que passar por detectores metais e não poderem entrar objectos como guarda chuvas, etc. Tudo por questões de segurança, que se percebe perfeitamente no local que é considerado o inimigo número 1 dos Daesh, e neste local já ter acontecido por exemplo uma tentativa de assasinato de um papa, neste caso o João Paulo II. Aliás, o local onde aconteceu este atentado, está assinalado na praça com uma pedra que têm gravada a data do atentado e o Brasão de armas deste Papa, sendo um dos primeiros locais históricos que podemos visitar assim que entramos "no complexo da Basílica".

No edificio em si, podemos fazer uma visita paga, que acredito ser muito mais completa, e que nos permite subir ao topo da cúpula, e apreciar um das mais belas vistas sobre Roma (e o Vatino), mas também podemos optar por não comprar bilhete, e mesmo assim conseguir visitar locais muito interessantes como os tumulos dos antigos Papas, que se encontram debaixo da Basilica. A entrada para esta divisão não está logo muito visivel, acredito que por isso passe pela Basilica sem ver esta parte, mas que meerce a visita! e no fim deste percurso ficamos logo dentro da Basilica em si onde ficamos maravilhados com tanto esplendor e tanto que ver!

O que destaco é sem dúvida o túmulo de João Paulo II, simples e humilde como este foi em vida, têm um destaque na basílica, não estando com os restantes papas no nível inferior. A Pietà de Miguel Ângelo que muitos de nós vimos nos livros de história também merece uma visita, tal como o placar de pedra com o nome de todos os Papas e a data dos seus "mandatos", começando como só podia ser, com São Pedro. São Pedro que têm o seu túmulo no centro desta basílica sobre uma estrutura lindíssima. De facto há muito para ver...

Voltando à Praça de São Pedro, é normal ver muitas pessoas no ar a advinhar qual é a janela, e qual é a chaminé de onde é anunciado sempre que existe um novo Papa. e aproveite e veja a guarda oficial do Vaticano, que possuem uns trajes únicos!

O Vaticano, embora pequeno, merece no mínimo um dia para ser bem visto, devido à quantidade de obras, arte, cultura que possui por metro quadrado! Claro que quem for religioso, este é um lugar que sem dúvida têm que ir! Um local onde é fácil perdemos a noção do tempo!