São Miguel, Açores - I

O arquipélago dos Açores é constituído por 9 ilhas, cada uma com uma beleza única, mas contudo (segundo me contam) todas igualmente belas. A que mais pessoas visitam, devido a ser das maiores, das mais turisticamente desenvolvidas e a primeira a ter voos low cost é São Miguel, sendo por isso a primeira ilha que visitei deste belíssimo arquipélago.

Conhecida por ser a ilha verde, não é preciso muito tempo para perceber o porquê! o verde é a cor rainha da ilha, que só divide atenção com o azul do mar que a rodeia e se pode ver de praticamente toda a ilha, havendo até muitos locais em que conseguimos ver simultaneamente, a costa norte de sul de São Miguel, e às vezes, com o azul do céu, que nem sempre aparece. Como pude comprovar, o que se diz de nos açores existirem as 4 estações num dia é mesmo verdade, tanto pode estar nublado, como chover e logo depois estar um céu limpo e um sol radioso, ou seja, vá preparado para várias estações, com roupa em várias camadas para conseguir e vestindo ou despindo consoante as variações que existem mesmo, não são mito!

São muitos os pontos turísticos que têm conquistado cada vez mais fama nesta ilha vulcânica, e é precisamente devido a essa origem que muitos deles são únicos ou quase. Existem as furnas, com a sua lagoa, mas onde é tradicional o cozido, que é mais ou menos um cozido á portuguesa, mas cozinhado lentamente, debaixo de terra com o calor das águas vulcânicas durante horas, por exemplo, para este estar pronto pela hora de almoço, é colocado debaixo da terra durante a madrugada anterior (se quiser provar este prato tradicional da zona, pesquisa e reserve anteriormente com um restaurante local, pois é necessário reserva.)

Mas as suas águas quentes são famosas também para banhos, muitos são os espaços onde se pode banhar, a Caldeira Velha, a Poça da D. Beija que têm excelentes condições e bons balneários e infraestruturas (aliás como em toda a ilha), mas as águas mais conhecidas de São Miguel devem mesmo ser a águas quentes do Parque Terra Nostra. Estas águas, super ricas em enxofre, possuem uma cor acastanhada, quase como se fosse lama, o que afasta alguns curiosos, mas acreditem, são terapêuticas, e é delicioso banharmos nelas!

Contudo o Parque Terra Nostra já por si vale a visita! é um local mágico! as cores aqui ganham ainda mais cor! super bem cuidado, com vários espaços e flora, é lindo é mágico e é muito fácil perdemos noção do tempo a explorá-lo! é lindissimo, dos sítios que mais gostei na ilha!